Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR COMO SUJEITO DA AÇÃO

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, SUJEITO DA AÇÃO, SIGNIFICADO DA AÇÃO Pôster (PO) GT 04. Fundamentos da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48507
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2729
    "inscrito_id" => 9919
    "titulo" => "PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR COMO SUJEITO DA AÇÃO"
    "resumo" => "Este estudo bibliográfico é a primeira etapa do projeto de pesquisa “Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa” que se propõe a interpretar o processo de construção do saber docente a partir o horizonte de significado que as pessoas produzem por meio da profissionalização. A pesquisa bibliográfica direcionou-se a buscar nas bases de dados Scielo e Redalyc, a produção de artigos do período de 2009 e 2018, a partir das categorias: prática docente, prática educativa e prática pedagógica. Decorrente do volume de 37 artigos encontrados, durante o processo de caracterização foram definidas sete categorias intermediarias: prática docente (12); formação, trabalho e carreira (8); escola, currículo e sociedade (7); pesquisa e prática (4); Teoria e prática (5); planejamento e avaliação (2); metodologia de ensino (1). E, finalmente, priorizada para análise a categoria pratica docente (12). Os textos apresentam abordagens teóricas das áreas de filosofia, psicologia, linguística e da área de saúde, dividindo-se em dois grupos de pesquisa teóricas ou empíricas, cada um com 6 artigos. O resultado demonstra a discussão em quatro grupo temáticos: as práticas consideradas bem-sucedidas; as práticas de inovação pedagógica; os processos de construção do docente e, por último, o desenvolvimento do saber dos estudantes. Um tipo de análise que leve em conta a sentido atribuídos pelos sujeitos às suas ações e às suas relações a partir dos seus motivadores, expressa, em linhas gerais nestes artigos, será o fundamento da investigação em andamento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, SUJEITO DA AÇÃO, SIGNIFICADO DA AÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID9919_10092018162805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANILDO MORAES ESTUMANO"
    "autor_nome_curto" => "EVANILDO"
    "autor_email" => "evanildoestumano@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48507
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2729
    "inscrito_id" => 9919
    "titulo" => "PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR COMO SUJEITO DA AÇÃO"
    "resumo" => "Este estudo bibliográfico é a primeira etapa do projeto de pesquisa “Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa” que se propõe a interpretar o processo de construção do saber docente a partir o horizonte de significado que as pessoas produzem por meio da profissionalização. A pesquisa bibliográfica direcionou-se a buscar nas bases de dados Scielo e Redalyc, a produção de artigos do período de 2009 e 2018, a partir das categorias: prática docente, prática educativa e prática pedagógica. Decorrente do volume de 37 artigos encontrados, durante o processo de caracterização foram definidas sete categorias intermediarias: prática docente (12); formação, trabalho e carreira (8); escola, currículo e sociedade (7); pesquisa e prática (4); Teoria e prática (5); planejamento e avaliação (2); metodologia de ensino (1). E, finalmente, priorizada para análise a categoria pratica docente (12). Os textos apresentam abordagens teóricas das áreas de filosofia, psicologia, linguística e da área de saúde, dividindo-se em dois grupos de pesquisa teóricas ou empíricas, cada um com 6 artigos. O resultado demonstra a discussão em quatro grupo temáticos: as práticas consideradas bem-sucedidas; as práticas de inovação pedagógica; os processos de construção do docente e, por último, o desenvolvimento do saber dos estudantes. Um tipo de análise que leve em conta a sentido atribuídos pelos sujeitos às suas ações e às suas relações a partir dos seus motivadores, expressa, em linhas gerais nestes artigos, será o fundamento da investigação em andamento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, SUJEITO DA AÇÃO, SIGNIFICADO DA AÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID9919_10092018162805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANILDO MORAES ESTUMANO"
    "autor_nome_curto" => "EVANILDO"
    "autor_email" => "evanildoestumano@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo bibliográfico é a primeira etapa do projeto de pesquisa “Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa” que se propõe a interpretar o processo de construção do saber docente a partir o horizonte de significado que as pessoas produzem por meio da profissionalização. A pesquisa bibliográfica direcionou-se a buscar nas bases de dados Scielo e Redalyc, a produção de artigos do período de 2009 e 2018, a partir das categorias: prática docente, prática educativa e prática pedagógica. Decorrente do volume de 37 artigos encontrados, durante o processo de caracterização foram definidas sete categorias intermediarias: prática docente (12); formação, trabalho e carreira (8); escola, currículo e sociedade (7); pesquisa e prática (4); Teoria e prática (5); planejamento e avaliação (2); metodologia de ensino (1). E, finalmente, priorizada para análise a categoria pratica docente (12). Os textos apresentam abordagens teóricas das áreas de filosofia, psicologia, linguística e da área de saúde, dividindo-se em dois grupos de pesquisa teóricas ou empíricas, cada um com 6 artigos. O resultado demonstra a discussão em quatro grupo temáticos: as práticas consideradas bem-sucedidas; as práticas de inovação pedagógica; os processos de construção do docente e, por último, o desenvolvimento do saber dos estudantes. Um tipo de análise que leve em conta a sentido atribuídos pelos sujeitos às suas ações e às suas relações a partir dos seus motivadores, expressa, em linhas gerais nestes artigos, será o fundamento da investigação em andamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.