Este estudo bibliográfico é a primeira etapa do projeto de pesquisa “Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa” que se propõe a interpretar o processo de construção do saber docente a partir o horizonte de significado que as pessoas produzem por meio da profissionalização. A pesquisa bibliográfica direcionou-se a buscar nas bases de dados Scielo e Redalyc, a produção de artigos do período de 2009 e 2018, a partir das categorias: prática docente, prática educativa e prática pedagógica. Decorrente do volume de 37 artigos encontrados, durante o processo de caracterização foram definidas sete categorias intermediarias: prática docente (12); formação, trabalho e carreira (8); escola, currículo e sociedade (7); pesquisa e prática (4); Teoria e prática (5); planejamento e avaliação (2); metodologia de ensino (1). E, finalmente, priorizada para análise a categoria pratica docente (12). Os textos apresentam abordagens teóricas das áreas de filosofia, psicologia, linguística e da área de saúde, dividindo-se em dois grupos de pesquisa teóricas ou empíricas, cada um com 6 artigos. O resultado demonstra a discussão em quatro grupo temáticos: as práticas consideradas bem-sucedidas; as práticas de inovação pedagógica; os processos de construção do docente e, por último, o desenvolvimento do saber dos estudantes. Um tipo de análise que leve em conta a sentido atribuídos pelos sujeitos às suas ações e às suas relações a partir dos seus motivadores, expressa, em linhas gerais nestes artigos, será o fundamento da investigação em andamento.