Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46575
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3104
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo avaliar os resultados da formação continuada na prática educativa dos profissionais da educação através dos encontros de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um Programa do Ministério da Educação (MEC) implementado no ano de 2013 em várias escolas municipais de uma cidade paraibana. A metodologia desta pesquisa foi desenvolvida utilizando a metodologia do tipo qualitativa e descritiva. O público pesquisado contempla professores alfabetizadores e coordenação pedagógica do PNAIC. Foi averiguado como o acompanhamento aos professores podem colaborar para avaliar se a formação continuada do Programa é eficaz no processo ensino aprendizagem? A problemática da pesquisa foi confirmada tendo em vista que, os profissionais envolvidos demonstraram durante a observação, diante de falas e ações, satisfação em participarem de mais um ano da formação continuada, classificando como ótima e reconhecendo contribuir de maneira significativa para a melhoria da sua prática enquanto professor. Nos resultados, os educadores apresentaram alguns pontos negativos e muitos pontos positivos, a exemplo da grande alegria e satisfação em participar das formações e dos conhecimentos oferecidos de forma a contribuir de maneira significativa para a melhoria da sua prática enquanto professor. Considerando que a escuta do professor é importante no processo, surge a importância da formação continuada, uma vez que, essa proporciona ao docente a oportunidade de refletir sobre sua prática pedagógica, propicia a troca de experiência, levando-o a ampliar seus horizontes e tornar as aulas mais atrativas, lúdicas e significativas, que oportunizam a pesquisa rumo a uma educação de qualidade, tendo em vista que não existe ensino sem pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3104_11082018153805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46575
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3104
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo avaliar os resultados da formação continuada na prática educativa dos profissionais da educação através dos encontros de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um Programa do Ministério da Educação (MEC) implementado no ano de 2013 em várias escolas municipais de uma cidade paraibana. A metodologia desta pesquisa foi desenvolvida utilizando a metodologia do tipo qualitativa e descritiva. O público pesquisado contempla professores alfabetizadores e coordenação pedagógica do PNAIC. Foi averiguado como o acompanhamento aos professores podem colaborar para avaliar se a formação continuada do Programa é eficaz no processo ensino aprendizagem? A problemática da pesquisa foi confirmada tendo em vista que, os profissionais envolvidos demonstraram durante a observação, diante de falas e ações, satisfação em participarem de mais um ano da formação continuada, classificando como ótima e reconhecendo contribuir de maneira significativa para a melhoria da sua prática enquanto professor. Nos resultados, os educadores apresentaram alguns pontos negativos e muitos pontos positivos, a exemplo da grande alegria e satisfação em participar das formações e dos conhecimentos oferecidos de forma a contribuir de maneira significativa para a melhoria da sua prática enquanto professor. Considerando que a escuta do professor é importante no processo, surge a importância da formação continuada, uma vez que, essa proporciona ao docente a oportunidade de refletir sobre sua prática pedagógica, propicia a troca de experiência, levando-o a ampliar seus horizontes e tornar as aulas mais atrativas, lúdicas e significativas, que oportunizam a pesquisa rumo a uma educação de qualidade, tendo em vista que não existe ensino sem pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3104_11082018153805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar os resultados da formação continuada na prática educativa dos profissionais da educação através dos encontros de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um Programa do Ministério da Educação (MEC) implementado no ano de 2013 em várias escolas municipais de uma cidade paraibana. A metodologia desta pesquisa foi desenvolvida utilizando a metodologia do tipo qualitativa e descritiva. O público pesquisado contempla professores alfabetizadores e coordenação pedagógica do PNAIC. Foi averiguado como o acompanhamento aos professores podem colaborar para avaliar se a formação continuada do Programa é eficaz no processo ensino aprendizagem? A problemática da pesquisa foi confirmada tendo em vista que, os profissionais envolvidos demonstraram durante a observação, diante de falas e ações, satisfação em participarem de mais um ano da formação continuada, classificando como ótima e reconhecendo contribuir de maneira significativa para a melhoria da sua prática enquanto professor. Nos resultados, os educadores apresentaram alguns pontos negativos e muitos pontos positivos, a exemplo da grande alegria e satisfação em participar das formações e dos conhecimentos oferecidos de forma a contribuir de maneira significativa para a melhoria da sua prática enquanto professor. Considerando que a escuta do professor é importante no processo, surge a importância da formação continuada, uma vez que, essa proporciona ao docente a oportunidade de refletir sobre sua prática pedagógica, propicia a troca de experiência, levando-o a ampliar seus horizontes e tornar as aulas mais atrativas, lúdicas e significativas, que oportunizam a pesquisa rumo a uma educação de qualidade, tendo em vista que não existe ensino sem pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.