Este pesquisa se contextualiza na abordagem de estudos de cartografia para crianças, voltados a educação ao ar livre, trazendo uma maneira mais eficaz do aprendizado e buscando o entendimento daquilo que se é estudado em sala de aula através da interação com o ambiente externo e do convívio comum dos alunos. Se faz necessário então que o aluno saia do ambiente as quatro paredes, reformulando a construção do conhecimento cartográfico fundido na inovação de práticas docentes visto que, métodos tradicionalistas não agem mais com o mesmo efeito de antes e cabe ao professor articular novos meios de sistematizar esse ensino fazendo relação com seu cotidiano. Para isto, foi estabelecido um grupo de estudos voltados a Cartografia Escolar com encontros semanais, onde são debatidos questões a partir das leituras propostas na área da Cartografia no Ensino Básico. Os resultados deste trabalho se dará de forma processual e à longo prazo, e ainda não é possível afirmar os efeitos que surtirão, sabendo-se desde então que tem estimulado os alunos do grupo de estudo a buscar melhores formas de aplicá-lo melhorando no processo de formação dos mesmo como futuros professores pesquisadores.