Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA FRENTE ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESCOLA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46592
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3817
    "inscrito_id" => 261
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA FRENTE ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Para um licenciando, o estágio supervisionado configura-se como o momento em que ele atuará em uma sala de aula desenvolvendo suas habilidades práticas para a docência, como também, a oportunidade de inter-relacionar teoria e prática no âmbito escolar. Neste contexto, o planejamento de atividades é um ponto primordial antes de adentrar em uma sala de aula e a supervisão de professores, tanto da componente curricular do estágio supervisionado na universidade, quanto da disciplina na escola da Educação Básica, constitui ação imprescindível para estabelecer um elo entre a escola, a universidade e o estagiário. Para tal, ele precisa receber orientações quanto ao desenvolvimento de suas práticas docentes e de vivências em sala, visto que contribuirá significativamente para a construção de sua identidade docente. Tendo em vista estes aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar como um grupo de graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba (PB) avaliam as ações vivenciadas nos estágios supervisionados. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, também enquadrada como um estudo de caso. Neste contexto, foi aplicado um questionário contendo 6 questões voltadas a esta temática, a fim de discutir os impasses existentes no estágio supervisionado em Química. Verificou-se com os dados, que o estágio supervisionado é considerado ponto primordial para a formação docente dos sujeitos, porém eles ressaltam alguns pontos que precisam melhorar consideravelmente: a supervisão por parte dos professores das duas instituições (escola e universidade), sendo necessário que ocorra uma orientação didático-pedagógico para o planejamento de ações e acompanhamento quanto as atividades desenvolvidas no âmbito da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESCOLA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID261_17092018093822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA"
    "autor_email" => "phln_@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46592
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3817
    "inscrito_id" => 261
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA FRENTE ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Para um licenciando, o estágio supervisionado configura-se como o momento em que ele atuará em uma sala de aula desenvolvendo suas habilidades práticas para a docência, como também, a oportunidade de inter-relacionar teoria e prática no âmbito escolar. Neste contexto, o planejamento de atividades é um ponto primordial antes de adentrar em uma sala de aula e a supervisão de professores, tanto da componente curricular do estágio supervisionado na universidade, quanto da disciplina na escola da Educação Básica, constitui ação imprescindível para estabelecer um elo entre a escola, a universidade e o estagiário. Para tal, ele precisa receber orientações quanto ao desenvolvimento de suas práticas docentes e de vivências em sala, visto que contribuirá significativamente para a construção de sua identidade docente. Tendo em vista estes aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar como um grupo de graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba (PB) avaliam as ações vivenciadas nos estágios supervisionados. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, também enquadrada como um estudo de caso. Neste contexto, foi aplicado um questionário contendo 6 questões voltadas a esta temática, a fim de discutir os impasses existentes no estágio supervisionado em Química. Verificou-se com os dados, que o estágio supervisionado é considerado ponto primordial para a formação docente dos sujeitos, porém eles ressaltam alguns pontos que precisam melhorar consideravelmente: a supervisão por parte dos professores das duas instituições (escola e universidade), sendo necessário que ocorra uma orientação didático-pedagógico para o planejamento de ações e acompanhamento quanto as atividades desenvolvidas no âmbito da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESCOLA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID261_17092018093822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA"
    "autor_email" => "phln_@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Para um licenciando, o estágio supervisionado configura-se como o momento em que ele atuará em uma sala de aula desenvolvendo suas habilidades práticas para a docência, como também, a oportunidade de inter-relacionar teoria e prática no âmbito escolar. Neste contexto, o planejamento de atividades é um ponto primordial antes de adentrar em uma sala de aula e a supervisão de professores, tanto da componente curricular do estágio supervisionado na universidade, quanto da disciplina na escola da Educação Básica, constitui ação imprescindível para estabelecer um elo entre a escola, a universidade e o estagiário. Para tal, ele precisa receber orientações quanto ao desenvolvimento de suas práticas docentes e de vivências em sala, visto que contribuirá significativamente para a construção de sua identidade docente. Tendo em vista estes aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar como um grupo de graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba (PB) avaliam as ações vivenciadas nos estágios supervisionados. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, também enquadrada como um estudo de caso. Neste contexto, foi aplicado um questionário contendo 6 questões voltadas a esta temática, a fim de discutir os impasses existentes no estágio supervisionado em Química. Verificou-se com os dados, que o estágio supervisionado é considerado ponto primordial para a formação docente dos sujeitos, porém eles ressaltam alguns pontos que precisam melhorar consideravelmente: a supervisão por parte dos professores das duas instituições (escola e universidade), sendo necessário que ocorra uma orientação didático-pedagógico para o planejamento de ações e acompanhamento quanto as atividades desenvolvidas no âmbito da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.