Mesmo estando presente no cotidiano das pessoas, a botânica é considerada uma das áreas de difícil assimilação, pois, o ensino de botânica ainda se distancia da realidade do aluno. Existe uma carência de aulas que coloquem os alunos em contato direto com o reino vegetal, permanecendo apenas as aulas padronizadas. Diante disso, essa pesquisa tem o objetivo de mostrar a importância de relacionar os conteúdos de botânica com o cotidiano dos alunos, na busca de melhores resultados no ensino e consequentemente na aprendizagem. A pesquisa foi realizada na Escola de referência em Ensino médio Joaquina Lira, localizada no município de Aliança - PE, com aproximadamente 40 alunos do segundo ano do ensino médio. Os dados foram coletados através de observações feitas durante uma aula sobre o reino plantae, ministrada em forma de diálogo. Utilizando recursos como flores, folhas, raiz, caules e sementes, encontrados no dia-a-dia dos alunos. Também foram utilizados pequenos recipientes, contendo porções do material utilizado na produção de chás e temperos. Observou-se através dessa metodologia que ao fazer uma relação da teoria com a prática, levou os alunos a perceberem a botânica como parte do seu cotidiano, e através disso eles começaram a mostrar não só interesse como conhecimentos sobre o assunto, gerando uma grande interação na sala de aula e ampliando aprendizagem no local.