Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE DAS POTENCIALIDADES DO USO DAS TIC´S NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46302
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2468
    "inscrito_id" => 6638
    "titulo" => "ANALISE DAS POTENCIALIDADES DO USO DAS TIC´S NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades do uso das Tic´s  na Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. As TIC´s atrelada a aspectos da formação continuada de professores foram utilizadas como base destacando a sua importância sendo inserida no contexto da sala de aula, na tentativa de sanar algumas lacunas observadas no ensino tradicional, visto que este modelo de ensino utiliza em muitos casos apenas livro didático e quadro negro, e não incorporam as TIC´s na prática de ensino, não reconhecendo a contribuição e potencial desta estratégia para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. Para operacionalização desta pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, através de questionário. Os resultados apontam que a inserção de recursos metodológicos didáticos não são utilizados com muita frequência pelos docentes, identificando assim a dificuldade dos professores em relação à inserção de recursos tecnológicos. Um dos principais problemas apontados está atrelado a falta de formação inicial e continuada acerca das TIC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6638_10092018120939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA DE SANTANA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA"
    "autor_email" => "sandrinhasrn@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46302
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2468
    "inscrito_id" => 6638
    "titulo" => "ANALISE DAS POTENCIALIDADES DO USO DAS TIC´S NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades do uso das Tic´s  na Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. As TIC´s atrelada a aspectos da formação continuada de professores foram utilizadas como base destacando a sua importância sendo inserida no contexto da sala de aula, na tentativa de sanar algumas lacunas observadas no ensino tradicional, visto que este modelo de ensino utiliza em muitos casos apenas livro didático e quadro negro, e não incorporam as TIC´s na prática de ensino, não reconhecendo a contribuição e potencial desta estratégia para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. Para operacionalização desta pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, através de questionário. Os resultados apontam que a inserção de recursos metodológicos didáticos não são utilizados com muita frequência pelos docentes, identificando assim a dificuldade dos professores em relação à inserção de recursos tecnológicos. Um dos principais problemas apontados está atrelado a falta de formação inicial e continuada acerca das TIC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6638_10092018120939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA DE SANTANA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA"
    "autor_email" => "sandrinhasrn@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades do uso das Tic´s na Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. As TIC´s atrelada a aspectos da formação continuada de professores foram utilizadas como base destacando a sua importância sendo inserida no contexto da sala de aula, na tentativa de sanar algumas lacunas observadas no ensino tradicional, visto que este modelo de ensino utiliza em muitos casos apenas livro didático e quadro negro, e não incorporam as TIC´s na prática de ensino, não reconhecendo a contribuição e potencial desta estratégia para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. Para operacionalização desta pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, através de questionário. Os resultados apontam que a inserção de recursos metodológicos didáticos não são utilizados com muita frequência pelos docentes, identificando assim a dificuldade dos professores em relação à inserção de recursos tecnológicos. Um dos principais problemas apontados está atrelado a falta de formação inicial e continuada acerca das TIC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.