Neste trabalho, discutimos sobre a (in)coerência entre as avaliações externas e internas à escola e suas implicações para o (in)sucesso da aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental. As avalições são parte da rotina das escolas e devem estar a serviço da melhoria da aprendizagem dos alunos, por isso surge a necessidade de discutirmos de que forma esses instrumentais podem ser utilizados como oportunidades de aprendizagem para o sucesso discente. Como avaliações externas, focamos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), enquanto avaliação realizada em nível nacional, e no Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE), em nível estadual. Como objetivo geral, pretendemos: estabelecer uma conexão entre as avaliações internas e externas, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. Nossa metodologia consta de uma pesquisa de natureza básica e, quanto aos objetivos, é descritiva. Quanto à abordagem, é qualiquantitativa e, como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário, aplicado aos Coordenadores Pedagógicos de 9 escolas públicas municipais da sede urbana do município de Acopiara, situado no interior do estado do Ceará. Concluímos, portanto, que avaliar é necessário, contanto que esta avaliação se configure como oportunidades de aprendizagem aos alunos, sendo que o resultado das avaliações externas podem e devem ser utilizados como complemento ou como direcionamento para o trabalho da escola, sem, contudo, estar desconectado do resultado das avaliações internas, contribuindo ambas para o planejamento das ações pedagógicas, que visem unicamente à aprendizagem dos alunos.