Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE AÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA CIDADE DE AREIA-PB.

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURA, EDUCAÇÃO, MUSEUS Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O patrimônio histórico, representado pelos museus, bem como os demais ambientes culturais, representam as memórias da comunidade, onde a população deveria conhecer e preservar, reconhecendo seu valor histórico. A Educação Patrimonial promove, através do ensino, a valorização e pertencimento histórico nas escolas. O município de Areia, tombado em 2006 pelo IPHAN, é conhecido por seu conjunto artístico e cultural e possui três Museus, com acervos de artistas conhecidos nacionalmente. Nesta perspectiva cultural e artística, objetiva-se, nesse trabalho, apresentar os principais resultados obtidos com a realização de ações culturais e educativas do Projeto “Recuperando Memórias: a Conservação do Patrimônio Cultural de Areia Através da Educação e Informação” do CCA/UFPB para a valorização, divulgação e inclusão social através da associação da história, cultura e arte, expressa pelos acervos dos museus, à educação. Foram desenvolvidas pesquisas junto aos estudantes locais, a fim de estabelecer estratégias e planejamentos para motivá-los ao conhecimento histórico, com atividades como “O Dia Internacional dos Museus” e o Sarau Artístico e Cultural “Recuperando Memórias”. Vale ressaltar que 83% dos alunos que participaram dos eventos visitaram um museu pela primeira vez na vida. As atividades desenvolvidas, durante os eventos do projeto, demonstraram grande importância social e histórica para o conhecimento dos estudantes, da população local e circunvizinhas, estimulando suas percepções sobre quão grandioso é o patrimônio local e sua relevância para a história. Outra grande contribuição foi a inserção social de estudantes de escolas públicas em prover-lhes oportunidade de adentrar em espaços culturais, antes não oportunizados, além de formar facilitadores comunitários para incentivo á cultura.

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