O tema deste artigo é a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recurso didático por professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa envolveu docentes de escolas estaduais e municipais de Ubá/MG entre novembro e dezembro de 2017. O problema investigado foi: Como professores utilizam TIC como recurso didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Ubá/MG? Neste sentido, propôs-se como objetivo geral: Analisar a utilização de TIC como recurso didático por professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Ubá/MG. Esta investigação realizou-se no âmbito do Mestrado em Educação e se justifica como sondagem sobre a utilização de TIC por professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados poderão indicar tendências de uso de TIC, que favoreçam a reflexão crítica sobre esta utilização. Os principais autores que embasaram o estudo foram Lévy (2014), Kenski (2016), Moran (2016), Libâneo (2010) e Perrenoud (2000). Conforme Gil (2017), a metodologia utilizada foi de cunho qualiquantitativo, com características exploratórias e de levantamento. Os resultados indicaram que, entre os participantes, a maioria conhece e sabe utilizar TIC de forma geral. Televisão, livro e revista foram as TIC mais utilizadas pelos professores, apesar da maioria deles indicar que há computador, Internet e data show nas escolas. Além disso, as finalidades de utilização mais indicadas pelos docentes revelam um caráter de exposição de conteúdos, com menor ênfase em atividades de produção e criação pelos estudantes.