O presente trabalho trata das experiências de leitura, as quais perpassam por várias fases que possibilitam a aprendizagem pictórica, fonológica e ortográfica, nesse processo surgem dúvidas e problemas em relação a essa aquisição que posteriormente influenciam e contribuem para a prática leitora. Dessa forma, a compreensão de texto torna-se possível por meio dos conhecimentos adquiridos e das interações sociais, além disso há um avanço nos meios tecnológicos que estão influenciando e mudando o modo como conhecemos a leitura, por isso há a necessidade de mudança, de inovação nas salas de aula, para instigar os alunos a ler e compreender os textos e o mundo a sua volta. Assim autores como, Koch (2005) Kleiman (2000), Sánchez-Cano (2011), Emília Ferreiro (2014), Jung, (2007) e Dahaene (2012) e a BNCC serão a base para o nosso trabalho, que apresentará um histórico-sócio-interacional dos processos que envolvem e influenciam o ato de ler. Além disso, delinearemos novas perspectivas para o desenvolvimento da leitura em sala de aula, objetivando novas reflexões da prática dos professores e assim, apresentar novas possibilidades de interação e de leitura.