A avaliação de política pública se torna um desafio na dimensão conceitual e prática principalmente ao buscar romper com o paradigma positivista dos resultados e indicadores que têm finalidade em si mesmos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa na busca de identificar os conceitos, percepções e métodos sobre avaliação de políticas públicas de educação superior no campo da Sociologia. Para obtenção dos objetos de análise foram usados os descritores: avaliação, política, educação, superior, pesquisados na base de dados da plataforma de periódicos científicos brasileiros Scielo. Inicialmente, com a inserção dos descritores e sem a utilização de critérios seletivos foram encontrados 125 artigos. Com aplicação de seleção específica seis trabalhos foram elegíveis os quais após passarem por critérios de exclusão resultaram em cinco produções científicas analisadas das quais se apresentam em três categorias: fundamentação conceitual de avaliação, metodologia de avaliação da educação e resultados e perspectiva da política educacional. Identificou-se a escassez de trabalhos no campo da Sociologia que discutem sobre avaliação da política na educação superior, a dificuldade de ruptura dos modelos e ideais positivistas no método de avaliação das políticas educacionais e o reconhecimento da necessidade de inserir contextos históricos, sociais, econômicos e políticos nos modelos de avaliação para o processo avaliativo ir além do que está escrito e compreender a política além da aparência.