Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES E PREFERÊNCIAS DISCENTES

Palavra-chaves: PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, ENSINO DE FÍSICA, ELETRICIDADE, MAGNETISMO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49288
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1467
    "inscrito_id" => 9426
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES E PREFERÊNCIAS DISCENTES"
    "resumo" => "Considerando o acervo bibliográfico e a importância de práticas experimentais no ensino de Física, o estudo partiu do interesse em verificar duas formas, dentre as várias existentes, de se utilizar experimentos em sala de aula, sendo um antes e outro depois da explicação do conteúdo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar se essas práticas foram significativas para o entendimento dos alunos e verificar suas concepções acerca de qual facilitou mais a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma escola de ensino fundamental na cidade de Sobral - CE, na qual foram ministradas uma aula sobre Eletricidade e outra sobre Magnetismo, nas quais os experimentos foram usados de forma diferente. Para coletar os dados, foram aplicados questionários aos alunos para verificar suas percepções acerca do objeto de pesquisa. Observou-se que ambas as práticas experimentais contribuem para o conhecimento dos estudantes, as quais foram ressaltadas como motivadoras e dinamizadoras, e que a maioria dos alunos preferem que os experimentos sejam realizados após a explanação do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, ENSINO DE FÍSICA, ELETRICIDADE, MAGNETISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9426_06092018102715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS GUIMARÃES"
    "autor_email" => "jonasgui1@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49288
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1467
    "inscrito_id" => 9426
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES E PREFERÊNCIAS DISCENTES"
    "resumo" => "Considerando o acervo bibliográfico e a importância de práticas experimentais no ensino de Física, o estudo partiu do interesse em verificar duas formas, dentre as várias existentes, de se utilizar experimentos em sala de aula, sendo um antes e outro depois da explicação do conteúdo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar se essas práticas foram significativas para o entendimento dos alunos e verificar suas concepções acerca de qual facilitou mais a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma escola de ensino fundamental na cidade de Sobral - CE, na qual foram ministradas uma aula sobre Eletricidade e outra sobre Magnetismo, nas quais os experimentos foram usados de forma diferente. Para coletar os dados, foram aplicados questionários aos alunos para verificar suas percepções acerca do objeto de pesquisa. Observou-se que ambas as práticas experimentais contribuem para o conhecimento dos estudantes, as quais foram ressaltadas como motivadoras e dinamizadoras, e que a maioria dos alunos preferem que os experimentos sejam realizados após a explanação do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, ENSINO DE FÍSICA, ELETRICIDADE, MAGNETISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9426_06092018102715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS GUIMARÃES"
    "autor_email" => "jonasgui1@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Considerando o acervo bibliográfico e a importância de práticas experimentais no ensino de Física, o estudo partiu do interesse em verificar duas formas, dentre as várias existentes, de se utilizar experimentos em sala de aula, sendo um antes e outro depois da explicação do conteúdo. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar se essas práticas foram significativas para o entendimento dos alunos e verificar suas concepções acerca de qual facilitou mais a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma escola de ensino fundamental na cidade de Sobral - CE, na qual foram ministradas uma aula sobre Eletricidade e outra sobre Magnetismo, nas quais os experimentos foram usados de forma diferente. Para coletar os dados, foram aplicados questionários aos alunos para verificar suas percepções acerca do objeto de pesquisa. Observou-se que ambas as práticas experimentais contribuem para o conhecimento dos estudantes, as quais foram ressaltadas como motivadoras e dinamizadoras, e que a maioria dos alunos preferem que os experimentos sejam realizados após a explanação do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.