OLIVEIRA, Laize Arruda. A literatura maranhense na formação de professores. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46013>. Acesso em: 04/11/2024 19:26
Este artigo traz reflexões acerca da importância do trabalho docente com textos literários, tendo em vista que ele é comumente colocado em segundo plano nas salas de aula, priorizando as aulas de gramática, fazendo a separação entre essas disciplinas. Por isso, o ensino não se integraliza, apresentando falhas e lacunas que refletem na deficiência sociocultural e econômica do país. Isso acontece porque tais práticas não promovem o desenvolvimento das competências crítica, criativa e discursiva dos alunos, mas primam pelo processo de memorização de terminologias. Resultado da aplicação de um projeto de extensão da Universidade Estadual do Maranhão, em um bairro de São Luís – MA, Coroadinho, a proposta objetivou: introduzir a Literatura Maranhense nas escolas comunitárias desse Polo, já assistido pela rede leitora, recortando-se a riqueza infantil e lendária que lhe são peculiares. A proposta buscou proporcionar aos professores do ensino fundamental o aprimoramento de suas atividades com o texto literário de autores maranhenses, por meio de estratégias de leituras textuais, fílmicas, leitura de paradidáticos e textos literários, tendo como subsídios estudos de textos teóricos, tencionando a elevação do conhecimento científico e da pesquisa sobre as narrativas literárias. A escolha por obras que compõem a literatura do Maranhão decorreu de uma constante inquietação pela escassez dessas literaturas nas escolas da Grande São Luís, em quase sua totalidade. Os impactos que a pesquisa causou foram promissores: houve melhorias nas ações pedagógicas, realizações de novos projetos nas escolas ludovicenses, envolvendo o uso de textos do acervo literário da terra, manifestações culturais, dentre outros.