Este trabalho propõe a utilização de um software didático (simulador virtual) em sala de aula com o objetivo de auxiliar o entendimento dos conceitos de equilíbrio químico, numa aprendizagem significativa, fornecendo ao aluno uma visão mais simples da ocorrência deste fenômeno. A aplicação desta atividade ocorreu em uma escola de Ensino Médio em tempo integral na cidade de Manaus em duas turmas do 2º ano, do Ensino Médio, tendo uma turma recebido o ensino tradicional do conteúdo equilíbrio químico e a outra com uso do software didático. Os resultados mostraram melhor aprendizado na turma que utilizou o software, pois proporcionou aos estudantes experimentarem uma forma de apresentação do assunto Equilíbrio Químico, de uma forma dinâmica no formato de jogo, as avaliações que permitiram diagnosticar mudanças no aprendizado dos alunos foram feitas de forma dinâmica, pois primeiro se sondou a aceitação do uso do aplicativo, medindo o índice de satisfação e juntamente com a turma que não recebeu a instrução ao uso do software, feita a aplicação de avaliação diagnóstica para verificar o efeito. Fatores como desinteresse pelo assunto dificultam o aprendizado dos estudantes em assuntos que requer um interesse muito maior. Mas, quando esse mesmo aluno experimentou o uso do aplicativo seu comportamento mudou, visto que foi motivado a interagir com o jogo. Mesmo não tendo uma adesão total dos alunos, estima-se que o aprendizado construído pelo uso do aplicativo ajudou a reordenar métodos de estudos e motivar os estudantes a buscar novas formas de lidar com dificuldades de aprendizado e resolver situações de forma dinâmica e coordenada.