Este artigo apresenta a experiência ocorrida no curso de Bacharelado em Ciência da Computa-ção, mais precisamente no componente curricular Redes de Computadores II, onde foi utilizada uma proposta de atividades baseada em Metodologias Ativas de Ensino, levando em considera-ção principalmente a necessidade de uma maior interação entre os discentes (considerando a organização destes em equipes) bem como os grupos de discentes e os participantes da comuni-dade acadêmica em geral (técnicos administrativos, equipes de apoio, discentes de outros cur-sos/turmas). Diante do proposto, os discentes foram orientados a buscar maneiras simplificadas e contextualizadas de explanação para conteúdos tidos com técnicos e exclusivos ao componen-te curricular. Neste trabalho, será apresentada a abordagem feita para apresentação e discussão do tema VPN (Virtual Private Network), tema este relevante na ementa do componente curricu-lar Redes de Computadores II. O trabalho está estruturado apresentando conceitos básicos sobre o tema norteador da atividade (VPN), o percurso metodológico da atividade, bem como o relato de experiência por parte dos discentes.