O engajamento acadêmico dos estudantes é fundamental para sua trajetória escolar, sendo um importante
fator de proteção contra o fracasso e a evasão. O engajamento também é compreendido como um dos
fatores para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes nos sistemas educacionais. Nesse
sentido de desenvolvimento integral do sujeito, a educação em direitos humanos também é concebida
como fundamental em todas as etapas da escolarização. No entanto, ainda há poucos estudos que
abordam a associação entre o engajamento estudantil e a educação em direitos humanos, especialmente
no Brasil. Assim, este estudo preliminar teve como objetivo analisar a associação entre o engajamento
dos estudantes e a percepção sobre alguns conteúdos relacionados à educação em direitos humanos:
(a)onde encontrar ajuda em casos de dificuldades, (b) informações sobre violência e bullying e (c) aulas
sobre diversidade. Foi hipotetizado que haveria associação positiva entre o engajamento estudantil e os
conteúdos de educação em direitos humanos. Participaram do estudo 8374 estudantes do ensino
fundamental do 6º ao 9º ano, com idade entre 9 e 25 anos (média=12,64; d.p.=1,81) de Curitiba e região
metropolitana. Foi conduzida regressão múltipla com o engajamento estudantil como variável
dependente. Nessa análise os conteúdos de educação em direitos humanos foram preditores
significativos para o engajamento estudantil, indicando que o ensino com essas características pode ser
fundamental para engajar os discentes nas atividades escolares