Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENGAJAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES: ANALISANDO O PAPEL DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Palavra-chaves: ENGAJAMENTO ACADÊMICO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CLIMA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
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      O engajamento acadêmico dos estudantes é fundamental para sua trajetória escolar, sendo um importante\r\n
      fator de proteção contra o fracasso e a evasão. O engajamento também é compreendido como um dos\r\n
      fatores para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes nos sistemas educacionais. Nesse\r\n
      sentido de desenvolvimento integral do sujeito, a educação em direitos humanos também é concebida\r\n
      como fundamental em todas as etapas da escolarização. No entanto, ainda há poucos estudos que\r\n
      abordam a associação entre o engajamento estudantil e a educação em direitos humanos, especialmente\r\n
      no Brasil. Assim, este estudo preliminar teve como objetivo analisar a associação entre o engajamento\r\n
      dos estudantes e a percepção sobre alguns conteúdos relacionados à educação em direitos humanos:\r\n
      (a)onde encontrar ajuda em casos de dificuldades, (b) informações sobre violência e bullying e (c) aulas\r\n
      sobre diversidade. Foi hipotetizado que haveria associação positiva entre o engajamento estudantil e os\r\n
      conteúdos de educação em direitos humanos. Participaram do estudo 8374 estudantes do ensino\r\n
      fundamental do 6º ao 9º ano, com idade entre 9 e 25 anos (média=12,64; d.p.=1,81) de Curitiba e região\r\n
      metropolitana. Foi conduzida regressão múltipla com o engajamento estudantil como variável\r\n
      dependente. Nessa análise os conteúdos de educação em direitos humanos foram preditores\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O engajamento acadêmico dos estudantes é fundamental para sua trajetória escolar, sendo um importante fator de proteção contra o fracasso e a evasão. O engajamento também é compreendido como um dos fatores para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes nos sistemas educacionais. Nesse sentido de desenvolvimento integral do sujeito, a educação em direitos humanos também é concebida como fundamental em todas as etapas da escolarização. No entanto, ainda há poucos estudos que abordam a associação entre o engajamento estudantil e a educação em direitos humanos, especialmente no Brasil. Assim, este estudo preliminar teve como objetivo analisar a associação entre o engajamento dos estudantes e a percepção sobre alguns conteúdos relacionados à educação em direitos humanos: (a)onde encontrar ajuda em casos de dificuldades, (b) informações sobre violência e bullying e (c) aulas sobre diversidade. Foi hipotetizado que haveria associação positiva entre o engajamento estudantil e os conteúdos de educação em direitos humanos. Participaram do estudo 8374 estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, com idade entre 9 e 25 anos (média=12,64; d.p.=1,81) de Curitiba e região metropolitana. Foi conduzida regressão múltipla com o engajamento estudantil como variável dependente. Nessa análise os conteúdos de educação em direitos humanos foram preditores significativos para o engajamento estudantil, indicando que o ensino com essas características pode ser fundamental para engajar os discentes nas atividades escolares

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