Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO JOGO KIT MOLYMOD COMO ALTERNATIVA ENSINO PARA NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS: VIABILIZANDO A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO AUXILIO DE FERRAMENTA EM AULAS DE QUÍMICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZA

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, HIDROCARBONETOS, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49279
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 10553
    "titulo" => "USO DO JOGO KIT MOLYMOD COMO ALTERNATIVA ENSINO  PARA NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS: VIABILIZANDO A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO AUXILIO DE FERRAMENTA EM AULAS DE QUÍMICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZA"
    "resumo" => """
      Resumo: Dentro do universo lúdico em sala de aula, é de extrema importância a utilização desses jogos para ajudar no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois esse tipo de atividade além de trabalhar com a interação entre eles em sala de aula, também proporciona de uma maneira mais dinâmica facilitando com que eles compreendam melhor ao assunto de uma forma interativa e divertida.\r\n
      O jogo proposto foi “montando nomenclaturas de hidrocarbonetos com os kits de Molymod, o mesmo foi pensado para ser realizado em equipes, Esse lúdico também pode ser aplicado como uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina de química mostrando que também é possível aprendê-la de uma forma mais dinâmica e usando o lúdico como ferramenta de apoio ao professor, pois o jogo pode proporcionar uma forma de metodologia mais atraente para um ensino de forma mais bem interessante já que muitas vezes a falta do interesse dos alunos por certos conteúdos e disciplinas é a principal causa do menor desempenho por conta de certas metodologia mais tradicionais, utilizada pelo professor em sala, ao repassar os conteúdos. A partir dos dados coletados foi possível perceber que utilizando atividades diferentes, como jogos lúdicos pode-se levar a uma aula mais prazerosas  despertando a curiosidade e melhorando a dedicação por parte dos discentes, pois os alunos  ficam envolvidos e interagem o tempo todo durante a vivência ,  estimulando o  trabalho em equipe e o raciocínio, adquirindo o conhecimento necessário além de ajudar no desenvolvimento social, emocional e intelectual dos discentes.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, HIDROCARBONETOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10553_15092018122638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLISSON VENÍCIUS DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WELLISSON SOUZA"
    "autor_email" => "wellissonvenicius09@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49279
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 10553
    "titulo" => "USO DO JOGO KIT MOLYMOD COMO ALTERNATIVA ENSINO  PARA NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS: VIABILIZANDO A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO AUXILIO DE FERRAMENTA EM AULAS DE QUÍMICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZA"
    "resumo" => """
      Resumo: Dentro do universo lúdico em sala de aula, é de extrema importância a utilização desses jogos para ajudar no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois esse tipo de atividade além de trabalhar com a interação entre eles em sala de aula, também proporciona de uma maneira mais dinâmica facilitando com que eles compreendam melhor ao assunto de uma forma interativa e divertida.\r\n
      O jogo proposto foi “montando nomenclaturas de hidrocarbonetos com os kits de Molymod, o mesmo foi pensado para ser realizado em equipes, Esse lúdico também pode ser aplicado como uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina de química mostrando que também é possível aprendê-la de uma forma mais dinâmica e usando o lúdico como ferramenta de apoio ao professor, pois o jogo pode proporcionar uma forma de metodologia mais atraente para um ensino de forma mais bem interessante já que muitas vezes a falta do interesse dos alunos por certos conteúdos e disciplinas é a principal causa do menor desempenho por conta de certas metodologia mais tradicionais, utilizada pelo professor em sala, ao repassar os conteúdos. A partir dos dados coletados foi possível perceber que utilizando atividades diferentes, como jogos lúdicos pode-se levar a uma aula mais prazerosas  despertando a curiosidade e melhorando a dedicação por parte dos discentes, pois os alunos  ficam envolvidos e interagem o tempo todo durante a vivência ,  estimulando o  trabalho em equipe e o raciocínio, adquirindo o conhecimento necessário além de ajudar no desenvolvimento social, emocional e intelectual dos discentes.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA, HIDROCARBONETOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10553_15092018122638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLISSON VENÍCIUS DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WELLISSON SOUZA"
    "autor_email" => "wellissonvenicius09@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Dentro do universo lúdico em sala de aula, é de extrema importância a utilização desses jogos para ajudar no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois esse tipo de atividade além de trabalhar com a interação entre eles em sala de aula, também proporciona de uma maneira mais dinâmica facilitando com que eles compreendam melhor ao assunto de uma forma interativa e divertida. O jogo proposto foi “montando nomenclaturas de hidrocarbonetos com os kits de Molymod, o mesmo foi pensado para ser realizado em equipes, Esse lúdico também pode ser aplicado como uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina de química mostrando que também é possível aprendê-la de uma forma mais dinâmica e usando o lúdico como ferramenta de apoio ao professor, pois o jogo pode proporcionar uma forma de metodologia mais atraente para um ensino de forma mais bem interessante já que muitas vezes a falta do interesse dos alunos por certos conteúdos e disciplinas é a principal causa do menor desempenho por conta de certas metodologia mais tradicionais, utilizada pelo professor em sala, ao repassar os conteúdos. A partir dos dados coletados foi possível perceber que utilizando atividades diferentes, como jogos lúdicos pode-se levar a uma aula mais prazerosas despertando a curiosidade e melhorando a dedicação por parte dos discentes, pois os alunos ficam envolvidos e interagem o tempo todo durante a vivência , estimulando o trabalho em equipe e o raciocínio, adquirindo o conhecimento necessário além de ajudar no desenvolvimento social, emocional e intelectual dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.