Resumo: Dentro do universo lúdico em sala de aula, é de extrema importância a utilização desses jogos para ajudar no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois esse tipo de atividade além de trabalhar com a interação entre eles em sala de aula, também proporciona de uma maneira mais dinâmica facilitando com que eles compreendam melhor ao assunto de uma forma interativa e divertida.
O jogo proposto foi “montando nomenclaturas de hidrocarbonetos com os kits de Molymod, o mesmo foi pensado para ser realizado em equipes, Esse lúdico também pode ser aplicado como uma forma de despertar o interesse dos alunos pela disciplina de química mostrando que também é possível aprendê-la de uma forma mais dinâmica e usando o lúdico como ferramenta de apoio ao professor, pois o jogo pode proporcionar uma forma de metodologia mais atraente para um ensino de forma mais bem interessante já que muitas vezes a falta do interesse dos alunos por certos conteúdos e disciplinas é a principal causa do menor desempenho por conta de certas metodologia mais tradicionais, utilizada pelo professor em sala, ao repassar os conteúdos. A partir dos dados coletados foi possível perceber que utilizando atividades diferentes, como jogos lúdicos pode-se levar a uma aula mais prazerosas despertando a curiosidade e melhorando a dedicação por parte dos discentes, pois os alunos ficam envolvidos e interagem o tempo todo durante a vivência , estimulando o trabalho em equipe e o raciocínio, adquirindo o conhecimento necessário além de ajudar no desenvolvimento social, emocional e intelectual dos discentes.