Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou compreender as interações de crianças com deficiência ou necessidades especiais com as demais crianças/colegas de seus grupos/sala de regular em uma escola da rede municipal de Campina Grande (PB), partindo dos seguintes questionamentos: como se dá a relação entre todas as crianças, sejam elas ditas normais e aquelas marcadas por alguma diferença? Que formas estas crianças utilizam para interagir entre si? O que dizem as crianças ditas normais sobre seus colegas que possuem algum tipo de deficiência? As crianças brincam entre si? Como brincam? Como as crianças ditas normais se portam em relação aos colegas diferentes durante a realização das atividades dirigidas pela professora? Teve como objetivo geral analisar as relações entre as crianças ditas normais e crianças que apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade especial. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva e analítica, para qual recorremos a fontes bibliográficas e à pesquisa empírica. Este estudo traz à tona a discussão da efetivação de práticas inclusivas através de mudanças de atitude e formação de valores humanos, com sensibilidade para aceitação e convivência com as diferenças.