Este artigo teve como objetivo principal abordar a utilização de experimentos com materiais alternativos no ensino de Química em uma aula sobre o ensino de misturas e densidade, seguindo o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), que é fundamentada na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1955). Ele define a ocorrência da aprendizagem a partir da experiência em um ciclo, que é composto por cinco etapas: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Outro objetivo é promover aos estudantes de escolas públicas, do Ensino Médio, a oportunidade de enxergar a Química de uma maneira que os aproximem da realidade, através da realização de atividades experimentais no ensino da Química de forma simples com materiais de baixo custo, sendo abordados os temas: misturas e densidade. No conteúdo de misturas e densidade, o objetivo foi compreender os conceitos e fazer a associação do conteúdo ao cotidiano do estudante. A pesquisa desenvolvida foi realizada com 32 estudantes de uma turma do 1° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Amélia Coelho, da cidade de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco. Este trabalho, portanto, almeja proporcionar ao professor de ensino médio (professores de química), a possibilidade de aulas mais ilustrativas e experimentais, de maneira simples e prática, além de ratificar a importância de aulas experimentais no ensino de química para alunos da rede pública.