Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A PRÁTICA EM INTERFACE COM A LUDICIDADE

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, JOGOS, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48712
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3349
    "inscrito_id" => 4887
    "titulo" => """
      PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A\r\n
      PRÁTICA EM INTERFACE COM A LUDICIDADE
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas em diferentes\r\n
      Oficinas de Práticas Pedagógicas (OPP) do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal\r\n
      Goiano - Campus Urutaí. Descrevemos num primeiro momento, as atividades desenvolvidas em três\r\n
      OPP‟s ofertadas no decorrer da formação dos acadêmicos da 5ª turma do curso, cujo foco foi a\r\n
      aplicação de jogos relacionados aos respectivos conteúdos de cada uma delas (Química Geral,\r\n
      Analítica e Orgânica). Num segundo momento, apresentamos as reflexões e percepções acerca das\r\n
      OPP‟s no processo de formação dos licenciandos em Química envolvidos. O desenvolvimento das\r\n
      atividades se dava após leitura e discussão de artigos e textos relacionados ao ensino de química\r\n
      adotando diferentes recursos metodológicos. A partir de então, os temas eram sorteados e cada grupo\r\n
      elaborava e desenvolvia os jogos didáticos, que eram aplicados aos próprios colegas de turma.\r\n
      Destacamos que as OPP‟s atuam como espaço para os acadêmicos em formação colocarem em prática,\r\n
      as teorias e metodologias de ensino aprendidas no decorrer do curso, possibilitando aos licenciandos\r\n
      aprender, vivenciar e refletir sobre a prática pedagógica. Outro aspecto contribuinte das OPP‟s na\r\n
      formação inicial de professores foi o foco direcionado à elaboração dos jogos, proporcionando\r\n
      aquisição de práticas docentes voltadas à ludicidade que poderão ser utilizadas pelos mesmos quando\r\n
      assumirem a sala de aula. Assim, por meio da execução de atividades dessa natureza, os professores\r\n
      em formação adquirem prática, vivência e confiança de exercerem sua profissão de formação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, JOGOS, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4887_13092018144951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN BERNARD GLÉRIA CAETANO"
    "autor_nome_curto" => "RENAN GLÉRIA"
    "autor_email" => "renanbernard98@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS URUTAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48712
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3349
    "inscrito_id" => 4887
    "titulo" => """
      PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A\r\n
      PRÁTICA EM INTERFACE COM A LUDICIDADE
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas em diferentes\r\n
      Oficinas de Práticas Pedagógicas (OPP) do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal\r\n
      Goiano - Campus Urutaí. Descrevemos num primeiro momento, as atividades desenvolvidas em três\r\n
      OPP‟s ofertadas no decorrer da formação dos acadêmicos da 5ª turma do curso, cujo foco foi a\r\n
      aplicação de jogos relacionados aos respectivos conteúdos de cada uma delas (Química Geral,\r\n
      Analítica e Orgânica). Num segundo momento, apresentamos as reflexões e percepções acerca das\r\n
      OPP‟s no processo de formação dos licenciandos em Química envolvidos. O desenvolvimento das\r\n
      atividades se dava após leitura e discussão de artigos e textos relacionados ao ensino de química\r\n
      adotando diferentes recursos metodológicos. A partir de então, os temas eram sorteados e cada grupo\r\n
      elaborava e desenvolvia os jogos didáticos, que eram aplicados aos próprios colegas de turma.\r\n
      Destacamos que as OPP‟s atuam como espaço para os acadêmicos em formação colocarem em prática,\r\n
      as teorias e metodologias de ensino aprendidas no decorrer do curso, possibilitando aos licenciandos\r\n
      aprender, vivenciar e refletir sobre a prática pedagógica. Outro aspecto contribuinte das OPP‟s na\r\n
      formação inicial de professores foi o foco direcionado à elaboração dos jogos, proporcionando\r\n
      aquisição de práticas docentes voltadas à ludicidade que poderão ser utilizadas pelos mesmos quando\r\n
      assumirem a sala de aula. Assim, por meio da execução de atividades dessa natureza, os professores\r\n
      em formação adquirem prática, vivência e confiança de exercerem sua profissão de formação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, JOGOS, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4887_13092018144951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN BERNARD GLÉRIA CAETANO"
    "autor_nome_curto" => "RENAN GLÉRIA"
    "autor_email" => "renanbernard98@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS URUTAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas em diferentes Oficinas de Práticas Pedagógicas (OPP) do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Descrevemos num primeiro momento, as atividades desenvolvidas em três OPP‟s ofertadas no decorrer da formação dos acadêmicos da 5ª turma do curso, cujo foco foi a aplicação de jogos relacionados aos respectivos conteúdos de cada uma delas (Química Geral, Analítica e Orgânica). Num segundo momento, apresentamos as reflexões e percepções acerca das OPP‟s no processo de formação dos licenciandos em Química envolvidos. O desenvolvimento das atividades se dava após leitura e discussão de artigos e textos relacionados ao ensino de química adotando diferentes recursos metodológicos. A partir de então, os temas eram sorteados e cada grupo elaborava e desenvolvia os jogos didáticos, que eram aplicados aos próprios colegas de turma. Destacamos que as OPP‟s atuam como espaço para os acadêmicos em formação colocarem em prática, as teorias e metodologias de ensino aprendidas no decorrer do curso, possibilitando aos licenciandos aprender, vivenciar e refletir sobre a prática pedagógica. Outro aspecto contribuinte das OPP‟s na formação inicial de professores foi o foco direcionado à elaboração dos jogos, proporcionando aquisição de práticas docentes voltadas à ludicidade que poderão ser utilizadas pelos mesmos quando assumirem a sala de aula. Assim, por meio da execução de atividades dessa natureza, os professores em formação adquirem prática, vivência e confiança de exercerem sua profissão de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.