Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 263
PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A PRÁTICA EM INTERFACE COM A LUDICIDADE

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, JOGOS, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas em diferentes Oficinas de Práticas Pedagógicas (OPP) do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Descrevemos num primeiro momento, as atividades desenvolvidas em três OPP‟s ofertadas no decorrer da formação dos acadêmicos da 5ª turma do curso, cujo foco foi a aplicação de jogos relacionados aos respectivos conteúdos de cada uma delas (Química Geral, Analítica e Orgânica). Num segundo momento, apresentamos as reflexões e percepções acerca das OPP‟s no processo de formação dos licenciandos em Química envolvidos. O desenvolvimento das atividades se dava após leitura e discussão de artigos e textos relacionados ao ensino de química adotando diferentes recursos metodológicos. A partir de então, os temas eram sorteados e cada grupo elaborava e desenvolvia os jogos didáticos, que eram aplicados aos próprios colegas de turma. Destacamos que as OPP‟s atuam como espaço para os acadêmicos em formação colocarem em prática, as teorias e metodologias de ensino aprendidas no decorrer do curso, possibilitando aos licenciandos aprender, vivenciar e refletir sobre a prática pedagógica. Outro aspecto contribuinte das OPP‟s na formação inicial de professores foi o foco direcionado à elaboração dos jogos, proporcionando aquisição de práticas docentes voltadas à ludicidade que poderão ser utilizadas pelos mesmos quando assumirem a sala de aula. Assim, por meio da execução de atividades dessa natureza, os professores em formação adquirem prática, vivência e confiança de exercerem sua profissão de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.