O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas em diferentes
Oficinas de Práticas Pedagógicas (OPP) do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal
Goiano - Campus Urutaí. Descrevemos num primeiro momento, as atividades desenvolvidas em três
OPP‟s ofertadas no decorrer da formação dos acadêmicos da 5ª turma do curso, cujo foco foi a
aplicação de jogos relacionados aos respectivos conteúdos de cada uma delas (Química Geral,
Analítica e Orgânica). Num segundo momento, apresentamos as reflexões e percepções acerca das
OPP‟s no processo de formação dos licenciandos em Química envolvidos. O desenvolvimento das
atividades se dava após leitura e discussão de artigos e textos relacionados ao ensino de química
adotando diferentes recursos metodológicos. A partir de então, os temas eram sorteados e cada grupo
elaborava e desenvolvia os jogos didáticos, que eram aplicados aos próprios colegas de turma.
Destacamos que as OPP‟s atuam como espaço para os acadêmicos em formação colocarem em prática,
as teorias e metodologias de ensino aprendidas no decorrer do curso, possibilitando aos licenciandos
aprender, vivenciar e refletir sobre a prática pedagógica. Outro aspecto contribuinte das OPP‟s na
formação inicial de professores foi o foco direcionado à elaboração dos jogos, proporcionando
aquisição de práticas docentes voltadas à ludicidade que poderão ser utilizadas pelos mesmos quando
assumirem a sala de aula. Assim, por meio da execução de atividades dessa natureza, os professores
em formação adquirem prática, vivência e confiança de exercerem sua profissão de formação.