Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a utilização da música como veículo da aprendizagem nos primeiros anos escolares de alunos das escolas municipais de ensino infantil de uma cidade do interior paraibano. Tem como objetivo verificar se as professoras utilizam músicas como veículo facilitador do aprendizado de crianças do ensino infantil, com base na literatura de autores que enfocam a temática do estudo, embasando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte em Brasil (2001), dentre outros. E, para ilustrar a questão da prática, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativa, com propósito de observar o trabalho das docentes em sala de aula de quatro escolas municipais numa cidade do interior da Paraíba, ao trabalhar com a música. Assim, realizou-se uma pesquisa com 8 professoras do ensino infantil, que receberam a incumbência de apresentar 4 músicas infantis para serem trabalhadas em sala de aula, no intuito de verificar a maneira como os seus alunos reagiriam ao se depararem com a tarefa de aprenderem as palavras encontradas nas músicas, também foram entregues gravuras, palavras impressas em folhas de papel e alguns brinquedos infantis contidos nas músicas. Foi realizado o acompanhamento das aulas no período de agosto a setembro de 2018. Os dados coletados foram transformados em gráficos, bem como as falas dos professores estão descritas através de quadros e tabelas, conforme suas próprias observações acerca da utilização de músicas para facilitarem o aprendizado das crianças.