Esta pesquisa reverbera a construtiva ideia de turismo aplicada nas escolas, para além do conhecimento da história com os pontos Turísticos do Município de Vicência-PE, incluir socialmente os alunos e educa-los para a preservação do Patrimônio Cultural. Este Artigo conta com a participação dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Luiz Maranhão que participando desta indagação contribuíram para a discussão que desenvolve diversas e amplas visões de mundo, fazendo com que os alunos se identifiquem com a história do Município em que vivem, na qual possui pouco conhecimento. O objetivo deste trabalho é conhecer as opiniões dos estudantes das supracitadas segmentações sobre o Turismo, de forma a Alencar sugestões de melhorias para a cultura enfatizada e explorada nas escolas contribuindo para o conhecimento, valorização e fluidez do turismo. A pesquisa classifica-se como prática de natureza científica e bibliográfica, possui caráter qualitativo/quantitativo e apresenta como ferramenta metodológica questionários contendo 10 perguntas em formato de escala de Thurstone. Para tanto, se faz necessária uma reflexão acerca do abordado tema, tendo em vista que pretende-se contribuir para fazer parte do currículo escolar. Os resultados obtidos foram canais que possibilitaram questionamentos no que tange a carência de dialogar mais sobre o turismo e a educação, desenvolvendo práticas pedagógicas que incitem os cidadãos, residente e visitantes a consciência turística dos estudantes.