O presente trabalho tem a finalidade de abordar alguns elementos importantes acerca do conceito da Linguística Textual nas vertentes da produção, compreensão e competência textual e desta forma levar aos sentidos do texto em prol da construção do sentido mais significativo. Desta forma, procuramos discutir como essas metodologias que regem o texto pode contribuir de forma eficientemente diante a “competência textual”, pois a esfera que constitui o texto é de característica ampla que não coincide com um aglomerado de palavras, ou seja, o texto transcendem os limites estruturais das frases, e nessa ótica, muitas questões extras podem vir a ser consideradas, podendo vir a influenciar positivamente nas diversas situações comunicativas que o texto pode oferecer. Nesse sentido, o principal objetivo é poder esclarecer a importância da boa aquisição das “tramas” do texto, levando em consideração os meios (extra)linguísticos que podem transformar ou enriquecer os enunciados propostos. O mesmo foi feito através de pesquisas de bibliográficas, tendo como finalidade evidenciar métodos e abordagens pertinentes destacando a importância dos componentes que constituem respectivamente nos procedimentos necessários da Linguística Textual para o contexto atual do estudo do texto, pois, essas questões pode vir gerar uma plenitude pitoresca para aqueles que desconhecem essas questões pertinentes ao texto, e essa nova face sobre os meios que norteiam o texto é de certa forma mais completa para o autor/leitor, e consequentemente mais significativa para se buscar a competência textual.