Muito se tem pesquisado sobre o ensino e aprendizagem de matemática e também sobre os desafios enfrentados por alunos e professores deste componente curricular. Entre os temas pesquisados, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vem recebendo bastante atenção, pois possibilita, entre outras vantagens, um repensar sobre os papeis exercidos por alunos e professores em ambientes educacionais. Uma temática consideravelmente nova, originada em pesquisas da área da ciência da computação, mas que pode ser associada a inúmeras outras, é o Pensamento Computacional (PC). Tendo em vista a importância deste tema, e o desconhecimento dele por muitos professores, especialmente de matemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão de literatura de teses e dissertações, como conteúdos matemáticos vêm sendo trabalhados por meio do pensamento computacional. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em busca de teses e dissertações que abordassem a temática. Os resultados encontrados revelaram a importância a e diversidade de abordagens que podem ser feitas associando-se o ensino de matemática ao PC, além da necessidade de mais trabalhos do gênero, que explorem novos recursos que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, seja da matemática, ou de outros componentes curriculares. Espera-se que com este artigo, professores e pesquisadores, independente da área do conhecimento em que atuam, sintam-se provocados a aprofundar-se sobre o tema e a desenvolver atividades dentro e fora da sala de aula que estimulem o PC nos estudantes.