Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL, TECNOLOGIA DIGITAL Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49231
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4728
    "inscrito_id" => 4329
    "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL"
    "resumo" => "Muito se tem pesquisado sobre o ensino e aprendizagem de matemática e também sobre os desafios enfrentados por alunos e professores deste componente curricular. Entre os temas pesquisados, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vem recebendo bastante atenção, pois possibilita, entre outras vantagens, um repensar sobre os papeis exercidos por alunos e professores em ambientes educacionais. Uma temática consideravelmente nova, originada em pesquisas da área da ciência da computação, mas que pode ser associada a inúmeras outras, é o Pensamento Computacional (PC). Tendo em vista a importância deste tema, e o desconhecimento dele por muitos professores, especialmente de matemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão de literatura de teses e dissertações, como conteúdos matemáticos vêm sendo trabalhados por meio do pensamento computacional. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em busca de teses e dissertações que abordassem a temática. Os resultados encontrados revelaram a importância a e diversidade de abordagens que podem ser feitas associando-se o ensino de matemática ao PC, além da necessidade de mais trabalhos do gênero, que explorem novos recursos que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, seja da matemática, ou de outros componentes curriculares. Espera-se que com este artigo, professores e pesquisadores, independente da área do conhecimento em que atuam, sintam-se provocados a aprofundar-se sobre o tema e a desenvolver atividades dentro e fora da sala de aula que estimulem o PC nos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL, TECNOLOGIA DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4329_18092018102623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49231
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4728
    "inscrito_id" => 4329
    "titulo" => "UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS A PARTIR DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL"
    "resumo" => "Muito se tem pesquisado sobre o ensino e aprendizagem de matemática e também sobre os desafios enfrentados por alunos e professores deste componente curricular. Entre os temas pesquisados, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vem recebendo bastante atenção, pois possibilita, entre outras vantagens, um repensar sobre os papeis exercidos por alunos e professores em ambientes educacionais. Uma temática consideravelmente nova, originada em pesquisas da área da ciência da computação, mas que pode ser associada a inúmeras outras, é o Pensamento Computacional (PC). Tendo em vista a importância deste tema, e o desconhecimento dele por muitos professores, especialmente de matemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão de literatura de teses e dissertações, como conteúdos matemáticos vêm sendo trabalhados por meio do pensamento computacional. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em busca de teses e dissertações que abordassem a temática. Os resultados encontrados revelaram a importância a e diversidade de abordagens que podem ser feitas associando-se o ensino de matemática ao PC, além da necessidade de mais trabalhos do gênero, que explorem novos recursos que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, seja da matemática, ou de outros componentes curriculares. Espera-se que com este artigo, professores e pesquisadores, independente da área do conhecimento em que atuam, sintam-se provocados a aprofundar-se sobre o tema e a desenvolver atividades dentro e fora da sala de aula que estimulem o PC nos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL, TECNOLOGIA DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4329_18092018102623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Muito se tem pesquisado sobre o ensino e aprendizagem de matemática e também sobre os desafios enfrentados por alunos e professores deste componente curricular. Entre os temas pesquisados, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vem recebendo bastante atenção, pois possibilita, entre outras vantagens, um repensar sobre os papeis exercidos por alunos e professores em ambientes educacionais. Uma temática consideravelmente nova, originada em pesquisas da área da ciência da computação, mas que pode ser associada a inúmeras outras, é o Pensamento Computacional (PC). Tendo em vista a importância deste tema, e o desconhecimento dele por muitos professores, especialmente de matemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão de literatura de teses e dissertações, como conteúdos matemáticos vêm sendo trabalhados por meio do pensamento computacional. Foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em busca de teses e dissertações que abordassem a temática. Os resultados encontrados revelaram a importância a e diversidade de abordagens que podem ser feitas associando-se o ensino de matemática ao PC, além da necessidade de mais trabalhos do gênero, que explorem novos recursos que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, seja da matemática, ou de outros componentes curriculares. Espera-se que com este artigo, professores e pesquisadores, independente da área do conhecimento em que atuam, sintam-se provocados a aprofundar-se sobre o tema e a desenvolver atividades dentro e fora da sala de aula que estimulem o PC nos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.