No contexto da globalização, surge um novo paradigma de governo educacional, marcado pelas prescrições e assunções normativas do economicismo. Tal governo é também denominado de governo conjunto, cuja formação de habilidades é o princípio orientador e integrador, surgindo desta forma, uma linguagem de políticas comum que é articulada nos relatórios governamentais. De acordo o estudo, podemos apontar que as políticas são iniciadas no contexto da influência, é neste contexto que os discursos são construídos e onde os grupos de interesse disputam para influenciar a definição das finalidades sociais da política. No caso das políticas públicas de leitura o contexto da influência é ocupado por organismos internacionais tais como a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura através do Centro Regional para a Promoção de Livros na América Latina e no Caribe, embora existam outros organismos internacionais. Este texto faz parte da investigação de doutorado em Ciência da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo, objetivo é apresentar alguns aspectos das políticas públicas de educação e de leitura a fim de ampliar o debate sobre a temática. Do ponto de vista metodológico, recorreremos às bases lógicas de investigação com abordagens qualitativa, haja vista se tratar de uma pesquisa que utiliza o método explicativo, pois, buscou compreender os fenômenos que preenchem a realidade, relativos ao tema aqui apresentado. O instrumento de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliográfica, porque os dados por ela fornecidos são sucessíveis de classificação e de quantificação, informação imprescindível para a disposição dos resultados.