A leitura é uma forma de proporcionar prazer, lazer, de busca de conhecimento, de enriquecimento cultural e intelectual, de interação. A utilização da contação de histórias, na educação infantil, busca estimular a aprendizagem, além de levar aos alunos a um mundo novo, propiciando modos e formas de educar. O objetivo de nosso estudo consiste em proporcionar aos alunos a capacidade de reconhecer no universo literário, elementos da sua cultura, como também um universo de obras literárias que podem contribuir de forma grandiosa para o desenvolvimento cognitivo de todos eles. Bem como a seleção de textos, evitando preconceitos ou moralismos nos diversos gêneros literários. O estudo no primeiro momento permitiu vislumbrar a relevância da literatura infantil e a inserção da contação de história para a motivação da aprendizagem das crianças. A contação de história é vista como uma prática pedagógica que além de despertar a imaginação da criança desperta também o interesse pela leitura, e consequentemente, pelos livros. Como metodologia selecionamos a pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, de campo e pesquisa-ação, com abordagem qualitativa em que utilizamos como técnica para a coleta dos dados, vários instrumentos como: observação, visitas no assentamento selecionado, bem como a seleção das histórias, contos e lendas populares.