No ano de 2014, entrou em vigor o novo Plano Nacional de Educação (2014-2024) no Brasil (Lei 13.005/2014) que, dentre diversos pontos, propõe vinte grandes metas que deverão ser realizadas até o ano de 2024. Dentre essas metas destaca-se a Meta 9 que visa “elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais”. Objetiva-se neste trabalho debater sobre a efetivação da estratégia 12 dessa meta, que visa considerar nas políticas públicas de jovens e adultos as necessidades dos idosos a fim de erradicar o analfabetismo na terceira idade. Todavia, a análise realizada nos relatórios do 1º e 2º ciclo de monitoramento das metas do PNE – 2014/2024 revela que a educação para os idosos no cenário educacional brasileiro não é foco de direcionamento de políticas públicas e estratégias educacionais que possam atenuar o analfabetismo na terceira idade, tendo em vista que, nem nos relatórios de monitoramento, nem na LDB, nem no PNE trazem uma preocupação mais aprofundada com relação a educação à terceira idade.