Este trabalho apresenta um estudo de caso, sobre a utilização na graduação presencial da metodologia intitulada “sala de aula invertida”. Apesar da limitação das análises e da dificuldade em generalizá-las optou-se por estudar o tema devido ao fato da sala de aula invertida estar sendo apontada como possiblidade promissora de renovação do ensino. A sala de aula invertida, ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação para transmissão de conceitos aos alunos em ambiente virtual, permite que os momentos de aula sejam utilizados pelo professor para atividades que exigem maior nível de raciocínio e complexidade de aprendizagem. Cabe então ao professor o papel de organizar sequências didáticas que tomem o material instrucional como base para, por meio de metodologias ativas, levar o aluno a refletir, analisar, aplicar, resolver problemas e casos de ensino. Do aluno espera-se uma postura ativa, estudando previamente o conteúdo para que possa utiliza-lo nas atividades de aplicação em sala de aula. Na instituição de ensino superior onde ocorre a pesquisa, os docentes envolvidos no trabalho segundo este modelo vêm relatando alguns desafios, relacionados, principalmente, à postura dos alunos e à cultura instituída em relação ao papel do professor.