Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS FRENTE AOS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CONHECIMENTO ESPECIALIZADO, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL. Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46473
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2746
    "inscrito_id" => 5903
    "titulo" => "AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS FRENTE AOS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A prática docente deverá contribuir para o desenvolvimento de discussões científicas significativas com os alunos, sendo para isso, essencial ao professor buscarconhecimento especializado. Esta especialização é considerada na perspectiva da conceitualização como processual e permanente, permitindo que este profissional da Educação desenvolva suas próprias potencialidades para resolver, com autonomia, os conflitos cotidianos na gestão de sua profissão (ELLIOTT, 1990 e IMBERNÓM, 2004). Articulando-se pesquisa, formação e prática, configura-se um dos contextos ideais para melhor entender a natureza desse conhecimento ( posteriormente melhorar a formação facultada). Neste texto discute-se alguns aspectos do conhecimento especializado revelado por professores da Educação Básica que atuam nos  anos finais do ensino fundamentais, no âmbito dos conceitos introdutórios de quimica e física para este nível de ensino. O objetivo geral deste estudo foi analisar o conhecimento especializado de um grupo de professores de ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Sendo o objetivo específico, identificar o conhecimento especializado do professor (a) de ciências em relação aos conceitos de introdutórios de química e física. Esta pesquisa de abordagem qualitativa sob o viés do Estudo de Caso, por meio da observação, com dados coletados em duas escolas da rede estadual de ensino, ambas, situadas no município de Barra do Bugres- MT. Os dados analisados revelaram que, a maioria dos professores desenvolvem competências e habilidades para ensinar ciências a partir do intercambio e socialização de conhecimentos que ocorre entes eles, considerando principalmente formação e conhecimento especializado advindo da formação continuada do professor de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO ESPECIALIZADO, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID5903_10092018164054.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSENEI  FRANCISCO GIMENEZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSENEI"
    "autor_email" => "roseneigimenez@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46473
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2746
    "inscrito_id" => 5903
    "titulo" => "AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS FRENTE AOS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A prática docente deverá contribuir para o desenvolvimento de discussões científicas significativas com os alunos, sendo para isso, essencial ao professor buscarconhecimento especializado. Esta especialização é considerada na perspectiva da conceitualização como processual e permanente, permitindo que este profissional da Educação desenvolva suas próprias potencialidades para resolver, com autonomia, os conflitos cotidianos na gestão de sua profissão (ELLIOTT, 1990 e IMBERNÓM, 2004). Articulando-se pesquisa, formação e prática, configura-se um dos contextos ideais para melhor entender a natureza desse conhecimento ( posteriormente melhorar a formação facultada). Neste texto discute-se alguns aspectos do conhecimento especializado revelado por professores da Educação Básica que atuam nos  anos finais do ensino fundamentais, no âmbito dos conceitos introdutórios de quimica e física para este nível de ensino. O objetivo geral deste estudo foi analisar o conhecimento especializado de um grupo de professores de ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Sendo o objetivo específico, identificar o conhecimento especializado do professor (a) de ciências em relação aos conceitos de introdutórios de química e física. Esta pesquisa de abordagem qualitativa sob o viés do Estudo de Caso, por meio da observação, com dados coletados em duas escolas da rede estadual de ensino, ambas, situadas no município de Barra do Bugres- MT. Os dados analisados revelaram que, a maioria dos professores desenvolvem competências e habilidades para ensinar ciências a partir do intercambio e socialização de conhecimentos que ocorre entes eles, considerando principalmente formação e conhecimento especializado advindo da formação continuada do professor de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO ESPECIALIZADO, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID5903_10092018164054.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSENEI  FRANCISCO GIMENEZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSENEI"
    "autor_email" => "roseneigimenez@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A prática docente deverá contribuir para o desenvolvimento de discussões científicas significativas com os alunos, sendo para isso, essencial ao professor buscarconhecimento especializado. Esta especialização é considerada na perspectiva da conceitualização como processual e permanente, permitindo que este profissional da Educação desenvolva suas próprias potencialidades para resolver, com autonomia, os conflitos cotidianos na gestão de sua profissão (ELLIOTT, 1990 e IMBERNÓM, 2004). Articulando-se pesquisa, formação e prática, configura-se um dos contextos ideais para melhor entender a natureza desse conhecimento ( posteriormente melhorar a formação facultada). Neste texto discute-se alguns aspectos do conhecimento especializado revelado por professores da Educação Básica que atuam nos anos finais do ensino fundamentais, no âmbito dos conceitos introdutórios de quimica e física para este nível de ensino. O objetivo geral deste estudo foi analisar o conhecimento especializado de um grupo de professores de ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Sendo o objetivo específico, identificar o conhecimento especializado do professor (a) de ciências em relação aos conceitos de introdutórios de química e física. Esta pesquisa de abordagem qualitativa sob o viés do Estudo de Caso, por meio da observação, com dados coletados em duas escolas da rede estadual de ensino, ambas, situadas no município de Barra do Bugres- MT. Os dados analisados revelaram que, a maioria dos professores desenvolvem competências e habilidades para ensinar ciências a partir do intercambio e socialização de conhecimentos que ocorre entes eles, considerando principalmente formação e conhecimento especializado advindo da formação continuada do professor de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.