A prática docente deverá contribuir para o desenvolvimento de discussões científicas significativas com os alunos, sendo para isso, essencial ao professor buscarconhecimento especializado. Esta especialização é considerada na perspectiva da conceitualização como processual e permanente, permitindo que este profissional da Educação desenvolva suas próprias potencialidades para resolver, com autonomia, os conflitos cotidianos na gestão de sua profissão (ELLIOTT, 1990 e IMBERNÓM, 2004). Articulando-se pesquisa, formação e prática, configura-se um dos contextos ideais para melhor entender a natureza desse conhecimento ( posteriormente melhorar a formação facultada). Neste texto discute-se alguns aspectos do conhecimento especializado revelado por professores da Educação Básica que atuam nos anos finais do ensino fundamentais, no âmbito dos conceitos introdutórios de quimica e física para este nível de ensino. O objetivo geral deste estudo foi analisar o conhecimento especializado de um grupo de professores de ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Sendo o objetivo específico, identificar o conhecimento especializado do professor (a) de ciências em relação aos conceitos de introdutórios de química e física. Esta pesquisa de abordagem qualitativa sob o viés do Estudo de Caso, por meio da observação, com dados coletados em duas escolas da rede estadual de ensino, ambas, situadas no município de Barra do Bugres- MT. Os dados analisados revelaram que, a maioria dos professores desenvolvem competências e habilidades para ensinar ciências a partir do intercambio e socialização de conhecimentos que ocorre entes eles, considerando principalmente formação e conhecimento especializado advindo da formação continuada do professor de Ciências.