O ensino de Química tem sido muito discutido nos últimos anos, por ser uma importante área da pesquisa. Porém, esse ensino apresenta alguns problemas, entre eles a dificuldade do professor em propor aulas práticas diferenciadas, de utilizar novas metodologias e de propor esse ensino de forma contextualizada. Com o intuito de minimizar esses problemas, principalmente, na procura por uma melhor aprendizagem dos discentes e interesse destes pela matéria estudada, propõe-se a prática da experimentação investigativa. Esta que vem sendo utilizada para despertar o interesse do alunado em sala de aula, levando em consideração as situações cotidianas, na qual proporciona um melhor entendimento e contextualização dos conteúdos. Dessa forma, o trabalho tem por objetivo utilizar a experimentação investigativa através do tema cotidiano – Acidez estomacal como proposta metodológica na construção de conceitos de ácidos e bases. Esse projeto estendeu-se em dois momentos da aprendizagem: o entendimento da turma, ou seja, o levantamento dos conhecimentos prévios dos discentes acerca da temática e do conteúdo; construção do conhecimento sobre ácidos e bases, este foi desenvolvidos através de aulas práticas com experimentos investigativos e situações problemas, como também de aula dialogadas. A utilização da experimentação investigativa propiciou no educando um fascínio sobre o conteúdo de ácidos e bases, além de estimular nele o desenvolvimento do seu pensamento crítico em relação ao ambiente em que está inserido.