Este artigo tem como objetivo identificar nas normas educacionais vigentes as atividades da gestão educacional, procedendo análise documental voltado a interdependência entre as mesmas para a organização da vida escolar do aluno. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e exploratória com o objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema. Sendo aplicada a análise documental referente à organização da vida do aluno a partir do trabalho conjunto de técnicos e docentes envolvidos no processo em documentos norteadores da educação básica como: Lei de Diretrizes e Base da educação, Conselho Estadual da Educação, Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno da Escola. De onde foram extraídas informações quanto aos indicadores que se referem a duas ferramentas de gestão para a organização da vida escolar do aluno, ou seja, a gestão administrativa e a gestão do sistema de informação, com destaque a interdependência entre as tarefas e nos resultados para o fortalecimento da gestão educacional. Os resultados apontaram que a estrutura organizacional na educação brasileira sinaliza para a gestão democrática, permitindo a comunidade escolar autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, de maneira participativa e com aprovação do conselho escolar. Logo, conclui-se que é preciso ter conhecimento quanto a gestão democrática proposta pelas normas educacionais vigentes para que sua aplicabilidade no contexto da escola não seja apenas para cumprir o previsto em lei de maneira isolada, e sim vivenciada pela escola e exercida dentro do contexto participativo, onde todos atuem de maneira interdependente para a organização da vida escolar do aluno.