Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS COM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM CONSTRUTIVA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46588
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1565
    "inscrito_id" => 4339
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS COM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI"
    "resumo" => "Os jogos vêm se apresentando com um recurso didático auxiliar muito importante nas aulas de Química, colaborando para se promover uma aprendizagem construtiva, além de despertar a motivação e o interesse dos estudantes para a aprendizagem de conteúdos que se apresentam com um alto grau de complexidade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa, foi avaliar a aplicação de um jogo didático que trabalhou com os conteúdos de vidrarias, substâncias, fenômenos e elementos químicos, com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de São Raimundo Nonato-PI. O presente estudo é de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 29 estudantes. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo 4 perguntas de múltipla escolha. A análise dos resultados foi apresentada na forma de gráficos, representados em percentual, com posterior análise descritiva, onde os resultados foram articulados com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes avaliou de forma positiva a proposta lúdica trabalhada, afirmando que ela se apresentou como um recurso que contribuiu com o seu aprendizado, despertando interesse e motivação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM CONSTRUTIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4339_07092018012231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "anderson.silva201330@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46588
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1565
    "inscrito_id" => 4339
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS COM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI"
    "resumo" => "Os jogos vêm se apresentando com um recurso didático auxiliar muito importante nas aulas de Química, colaborando para se promover uma aprendizagem construtiva, além de despertar a motivação e o interesse dos estudantes para a aprendizagem de conteúdos que se apresentam com um alto grau de complexidade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa, foi avaliar a aplicação de um jogo didático que trabalhou com os conteúdos de vidrarias, substâncias, fenômenos e elementos químicos, com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de São Raimundo Nonato-PI. O presente estudo é de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 29 estudantes. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo 4 perguntas de múltipla escolha. A análise dos resultados foi apresentada na forma de gráficos, representados em percentual, com posterior análise descritiva, onde os resultados foram articulados com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes avaliou de forma positiva a proposta lúdica trabalhada, afirmando que ela se apresentou como um recurso que contribuiu com o seu aprendizado, despertando interesse e motivação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM CONSTRUTIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4339_07092018012231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "anderson.silva201330@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os jogos vêm se apresentando com um recurso didático auxiliar muito importante nas aulas de Química, colaborando para se promover uma aprendizagem construtiva, além de despertar a motivação e o interesse dos estudantes para a aprendizagem de conteúdos que se apresentam com um alto grau de complexidade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa, foi avaliar a aplicação de um jogo didático que trabalhou com os conteúdos de vidrarias, substâncias, fenômenos e elementos químicos, com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de São Raimundo Nonato-PI. O presente estudo é de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 29 estudantes. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo 4 perguntas de múltipla escolha. A análise dos resultados foi apresentada na forma de gráficos, representados em percentual, com posterior análise descritiva, onde os resultados foram articulados com os referenciais teóricos que tratam sobre o objeto em estudo. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes avaliou de forma positiva a proposta lúdica trabalhada, afirmando que ela se apresentou como um recurso que contribuiu com o seu aprendizado, despertando interesse e motivação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.