O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com acesso à Internet através de conexão sem fio está crescendo drasticamente, sobretudo, através de smartphones. São inúmeros os ganhos obtidos com esse avanço: comunicação à distância em tempo real, e-commerce, m-Learning, dentre outros. Porém também é fato que muitas vezes se observam as pessoas sem controle no uso da tecnologia. O uso problemático das TICs aponta diversos problemas que prejudicam a qualidade de vida das pessoas nos entornos físico e mental. No âmbito acadêmico, as consequências vão desde o baixo desempenho refletido em atividades avaliativas, a situações que geram evasão escolar. Abordando essa temática, neste artigo analisamos a experiência de estudantes − do Campus Canguaretama, IFRN – em relação ao manuseio das TICs com base no método MULTICAGE-TIC. Observamos que 88% dos respondentes (jovens entre 14 e 22 anos e estudantes de cursos técnicos de nível médio) gasta um terço ou mais do seu dia acessando a Internet e 72% deles acreditam passar mais tempo do que deveriam acessando a Internet por outros interesses que não são a escola. Isso aponta um indício de uso problemático de TICs (tipicamente smartphones) e de Internet, que pode prejudicar o desempenho acadêmico dos estudantes. Dessa forma, consideramos a importância de desenvolver práticas de prevenção e intervenção, junto a esses indivíduos, para afastar a possibilidade do uso excessivo se transformar em uma dependência de Internet.