Este artigo tem como objetivo saber qual o Impacto do PAR na Reforma e Ampliação do CMEI (I) do município de Itumbiara-GO. E cabe investigar se o Programa do MEC Plano de Ações Articuladas - PAR contribuiu como ferramenta sólida para ajudar o município a planejar e executar as ações previstas na Dimensão 4 – Infraestrutura e Recursos Pedagógicos de forma a saber se após a reforma houve ampliação da oferta do atendimento no CMEI. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica que tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuição científica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno realizadas por meio de livros e artigos científicos do meio digital. Com base nos resultados obtidos, observou-se que o Plano Municipal de Educação elaborado em 2007, estabeleceu metas para a garantia do direito à Educação Infantil de qualidade no município. O presente estudo permitiu confirmar que o PAR foi um indutor que norteou os planejamentos da educação do município de Itumbiara- Goiás, bem como na Reforma e Ampliação do CMEI pesquisado, porém não foi contemplado com assistência financeira do termo de compromisso assinado. O município buscou alternativas para cumprir as metas previstas no PME junto à PAR via Convênio do Programa Brasil Carinhoso – Apoio às Creches. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada nos autores: Ferreira; Fonseca (2013), Ferreira; Nogueira (2015) e Sader (2013).