SOUZA, Demson Oliveira. Ensino de temas da geometria numa perspectiva online. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47260>. Acesso em: 23/12/2024 00:52
O presente estudo tem por finalidade apresentar alguns resultados decorrentes de uma intervenção pedagógica realizada com alunos do 2º semestre de Arquitetura do IFBA, campus Barreiras. Nesse contexto, seu objetivo estudo foi analisar numa perspectiva de b-learning as potencialidades didático-pedagógicas de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVAE envolvido no processo de ensino e aprendizagem de alguns conceitos matemáticos relacionados com geometria plana e analítica. Para alcançar tal objetivo, foram desenvolvidas no decorrer de três encontros presenciais, intercalados por momentos não presenciais, algumas atividades didáticas produzidas dentro do próprio ambiente virtual: estudo no hipertexto, enquetes, glossário, fórum e pasta de atividades de texto, áudio e vídeo, além de atividade complementar com uma tarefa de palavras cruzadas. A partir destas atividades, os alunos puderam interagir com as ferramentas do ambiente virtual e com os conteúdos de geometria propostos. Como instrumentos metodológicos de coletas de dados foram utilizadas as próprias ferramentas do ambiente virtual (registros didáticos dos alunos nas atividades e fóruns das atividades, incluindo um fórum de auto avaliação) que serviram de objetos de análise descritiva e qualitativa. Os resultados alcançados a partir das opiniões e registros dos sujeitos investigados evidenciaram que os mesmos, em sua maioria, não haviam experimentado situações pedagógicas envolvendo ambientes virtuais, e que após interagirem no AVEA, acreditam que este um recurso tecnológico pode ser produtivo e facilitador no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui para modelar novas práticas didático-pedagógicas no âmbito da sala de aula.