UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE
PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA NEUROCIÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49196 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1794 "inscrito_id" => 5949 "titulo" => """ UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE\r\n PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA NEUROCIÊNCIA """ "resumo" => """ Esta pesquisa trata da importância da neurociência como elemento fundamental na formação\r\n dos professores de pedagogia, pois são esses profissionais que atuarão no ensino infantil e fundamental,\r\n portanto, irão se deparar com alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, a neurociência se\r\n apresenta como um viés relevante para que esses profissionais tenham um conhecimento mais\r\n aprofundado das implicações dessas dificuldades no processo de aprendizagem e poder direcionar ações\r\n necessárias no sentido de ajudar os discentes a aprender. A proposta da neurociência é buscar novas\r\n formas de aprendizagem e cognição. Destarte, o professor precisa deste conhecimento para integrar\r\n oportunidade, prática e motivação como determinantes no aprendizado dos alunos. É um estudo de\r\n natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade\r\n Luso Brasileira–FALUB, verificando se há elementos que evidenciam o conhecimento da neurociência\r\n no referido documento. A técnica de coleta de dados se deu através de pesquisa documental e\r\n bibliográfica que servirão para a análise da referida Matriz. Os resultados mostraram lacunas\r\n curriculares em relação aos conhecimentos da neurociência, o que certamente proporcionaria aos\r\n professores a capacidade de lidar e desenvolver estratégias pedagógicas para superação das dificuldades\r\n de aprendizagem dos discentes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "MATRIZ CURRICULAR DE PEDAGOGIA, NEUROCIÊNCIA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5949_08092018185202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZÉLIA" "autor_email" => "zeliammelo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49196 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1794 "inscrito_id" => 5949 "titulo" => """ UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE\r\n PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA NEUROCIÊNCIA """ "resumo" => """ Esta pesquisa trata da importância da neurociência como elemento fundamental na formação\r\n dos professores de pedagogia, pois são esses profissionais que atuarão no ensino infantil e fundamental,\r\n portanto, irão se deparar com alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, a neurociência se\r\n apresenta como um viés relevante para que esses profissionais tenham um conhecimento mais\r\n aprofundado das implicações dessas dificuldades no processo de aprendizagem e poder direcionar ações\r\n necessárias no sentido de ajudar os discentes a aprender. A proposta da neurociência é buscar novas\r\n formas de aprendizagem e cognição. Destarte, o professor precisa deste conhecimento para integrar\r\n oportunidade, prática e motivação como determinantes no aprendizado dos alunos. É um estudo de\r\n natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade\r\n Luso Brasileira–FALUB, verificando se há elementos que evidenciam o conhecimento da neurociência\r\n no referido documento. A técnica de coleta de dados se deu através de pesquisa documental e\r\n bibliográfica que servirão para a análise da referida Matriz. Os resultados mostraram lacunas\r\n curriculares em relação aos conhecimentos da neurociência, o que certamente proporcionaria aos\r\n professores a capacidade de lidar e desenvolver estratégias pedagógicas para superação das dificuldades\r\n de aprendizagem dos discentes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "MATRIZ CURRICULAR DE PEDAGOGIA, NEUROCIÊNCIA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5949_08092018185202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZÉLIA" "autor_email" => "zeliammelo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }