Esta pesquisa trata da importância da neurociência como elemento fundamental na formação
dos professores de pedagogia, pois são esses profissionais que atuarão no ensino infantil e fundamental,
portanto, irão se deparar com alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, a neurociência se
apresenta como um viés relevante para que esses profissionais tenham um conhecimento mais
aprofundado das implicações dessas dificuldades no processo de aprendizagem e poder direcionar ações
necessárias no sentido de ajudar os discentes a aprender. A proposta da neurociência é buscar novas
formas de aprendizagem e cognição. Destarte, o professor precisa deste conhecimento para integrar
oportunidade, prática e motivação como determinantes no aprendizado dos alunos. É um estudo de
natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade
Luso Brasileira–FALUB, verificando se há elementos que evidenciam o conhecimento da neurociência
no referido documento. A técnica de coleta de dados se deu através de pesquisa documental e
bibliográfica que servirão para a análise da referida Matriz. Os resultados mostraram lacunas
curriculares em relação aos conhecimentos da neurociência, o que certamente proporcionaria aos
professores a capacidade de lidar e desenvolver estratégias pedagógicas para superação das dificuldades
de aprendizagem dos discentes.