Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA NEUROCIÊNCIA

Palavra-chaves: MATRIZ CURRICULAR DE PEDAGOGIA, NEUROCIÊNCIA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      dos professores de pedagogia, pois são esses profissionais que atuarão no ensino infantil e fundamental,\r\n
      portanto, irão se deparar com alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, a neurociência se\r\n
      apresenta como um viés relevante para que esses profissionais tenham um conhecimento mais\r\n
      aprofundado das implicações dessas dificuldades no processo de aprendizagem e poder direcionar ações\r\n
      necessárias no sentido de ajudar os discentes a aprender. A proposta da neurociência é buscar novas\r\n
      formas de aprendizagem e cognição. Destarte, o professor precisa deste conhecimento para integrar\r\n
      oportunidade, prática e motivação como determinantes no aprendizado dos alunos. É um estudo de\r\n
      natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade\r\n
      Luso Brasileira–FALUB, verificando se há elementos que evidenciam o conhecimento da neurociência\r\n
      no referido documento. A técnica de coleta de dados se deu através de pesquisa documental e\r\n
      bibliográfica que servirão para a análise da referida Matriz. Os resultados mostraram lacunas\r\n
      curriculares em relação aos conhecimentos da neurociência, o que certamente proporcionaria aos\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa trata da importância da neurociência como elemento fundamental na formação dos professores de pedagogia, pois são esses profissionais que atuarão no ensino infantil e fundamental, portanto, irão se deparar com alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, a neurociência se apresenta como um viés relevante para que esses profissionais tenham um conhecimento mais aprofundado das implicações dessas dificuldades no processo de aprendizagem e poder direcionar ações necessárias no sentido de ajudar os discentes a aprender. A proposta da neurociência é buscar novas formas de aprendizagem e cognição. Destarte, o professor precisa deste conhecimento para integrar oportunidade, prática e motivação como determinantes no aprendizado dos alunos. É um estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade Luso Brasileira–FALUB, verificando se há elementos que evidenciam o conhecimento da neurociência no referido documento. A técnica de coleta de dados se deu através de pesquisa documental e bibliográfica que servirão para a análise da referida Matriz. Os resultados mostraram lacunas curriculares em relação aos conhecimentos da neurociência, o que certamente proporcionaria aos professores a capacidade de lidar e desenvolver estratégias pedagógicas para superação das dificuldades de aprendizagem dos discentes.

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