Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO A TEORIA DA PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS: CORRIDA DE CAVALOS E JOGO DAS PORTINHAS

Palavra-chaves: PROBABILIDADE, JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47682
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2278
    "inscrito_id" => 4817
    "titulo" => "INTRODUÇÃO A TEORIA DA PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS: CORRIDA DE CAVALOS E JOGO DAS PORTINHAS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência obtida em uma oficina pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez no município de Mamanguape - PB, a qual ocorreu no âmbito de um Projeto do Programa de Licenciatura - PROLICEN, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Rio Tinto. Nesta oficina foi trabalhado o conteúdo matemático de probabilidade o qual é de suma importância. Foram utilizados como recursos didáticos os jogos: corrida de cavalos e o jogo das portinhas com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem do conteúdo de probabilidade além de tornar a aula dinâmica e participativa. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Durante o decorrer da oficina foi notório o interesse dos alunos em participarem de todas as atividades propostas, onde foram explanadas suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa e concreta os conhecimentos que tanto eram vistas em sala de aula. E para nós futuros professores, a experiência nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4817_10092018003813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA"
    "autor_email" => "eduardasouza.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47682
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2278
    "inscrito_id" => 4817
    "titulo" => "INTRODUÇÃO A TEORIA DA PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS: CORRIDA DE CAVALOS E JOGO DAS PORTINHAS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência obtida em uma oficina pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez no município de Mamanguape - PB, a qual ocorreu no âmbito de um Projeto do Programa de Licenciatura - PROLICEN, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Rio Tinto. Nesta oficina foi trabalhado o conteúdo matemático de probabilidade o qual é de suma importância. Foram utilizados como recursos didáticos os jogos: corrida de cavalos e o jogo das portinhas com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem do conteúdo de probabilidade além de tornar a aula dinâmica e participativa. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Durante o decorrer da oficina foi notório o interesse dos alunos em participarem de todas as atividades propostas, onde foram explanadas suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa e concreta os conhecimentos que tanto eram vistas em sala de aula. E para nós futuros professores, a experiência nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4817_10092018003813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA SOUZA"
    "autor_email" => "eduardasouza.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência obtida em uma oficina pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez no município de Mamanguape - PB, a qual ocorreu no âmbito de um Projeto do Programa de Licenciatura - PROLICEN, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Rio Tinto. Nesta oficina foi trabalhado o conteúdo matemático de probabilidade o qual é de suma importância. Foram utilizados como recursos didáticos os jogos: corrida de cavalos e o jogo das portinhas com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem do conteúdo de probabilidade além de tornar a aula dinâmica e participativa. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Durante o decorrer da oficina foi notório o interesse dos alunos em participarem de todas as atividades propostas, onde foram explanadas suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa e concreta os conhecimentos que tanto eram vistas em sala de aula. E para nós futuros professores, a experiência nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.