O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência obtida em uma oficina pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez no município de Mamanguape - PB, a qual ocorreu no âmbito de um Projeto do Programa de Licenciatura - PROLICEN, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Rio Tinto. Nesta oficina foi trabalhado o conteúdo matemático de probabilidade o qual é de suma importância. Foram utilizados como recursos didáticos os jogos: corrida de cavalos e o jogo das portinhas com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem do conteúdo de probabilidade além de tornar a aula dinâmica e participativa. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Durante o decorrer da oficina foi notório o interesse dos alunos em participarem de todas as atividades propostas, onde foram explanadas suas opiniões e experiências sobre o assunto tratado. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, ao final da oficina foi possível observar, através dos relatos escritos dos alunos que o jogo foi um instrumento facilitador do conhecimento, que contribuiu para a aprendizagem dos alunos, despertando o interesse dos alunos em aprender de maneira ilustrativa e concreta os conhecimentos que tanto eram vistas em sala de aula. E para nós futuros professores, a experiência nos proporcionou conhecimentos e habilidades para a vida acadêmica, adquirindo prática em sala de aula.