Nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, os conteúdos relacionados ao ensino de Botânica ainda são uma dificuldade encontrada na sala de aula, tanto para alunos quanto para professores. É perceptível que o conhecimento de como os alunos entendem os conceitos e formas interfere nas práticas de sala de aula. As áreas verdes da Faculdade de Educação de Itapipoca campus da Universidade Estadual do Ceará - UECE podem influenciar para a melhoria do ensino como a análise dessa área para a utilização de material florístico como recurso natural em aulas de botânica. A partir destas provocações, esta pesquisa se desenvolve na perspectiva do relato de experiência sobre as produções de exsicatas como ferramenta de ensino-aprendizagem de botânica e como pode ser utilizada no Ensino. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as implicações e possibilidades que a produção de exsicatas oferece para a formação de professores e alunos e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O procedimento de escolha das amostras ficou dependente das espécies disponíveis na região da faculdade e das residências de cada estudante. Já a etapa de classificação foi complicada por conta da semelhança de estruturas entre as espécies, sendo que a falta de experiência teve uma grande contribuição. A confecção de exsicatas é um aliado na transposição de conteúdos relacionados a Botânica, uma vez que possibilita que os estudantes participem de todos os processos de produção, atuando como pesquisador, e ainda desenvolvam valores de preservação da natureza.