Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM PROTÓTIPO DE AMBIENTE WEB RESPONSIVO PARA APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM O SETOR PRODUTIVO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SETOR PRODUTIVO, AMBIENTE WEB RESPONSIVO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49184
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2719
    "inscrito_id" => 8311
    "titulo" => "UM PROTÓTIPO DE AMBIENTE WEB RESPONSIVO PARA APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM O SETOR PRODUTIVO."
    "resumo" => """
      A aproximação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do\r\n
      Norte (IFRN) com o setor produtivo é fundamental para que os alunos dos cursos técnicos e de\r\n
      tecnologia possam aplicar, na prática, o conteúdo do currículo profissional assimilado nas aulas. Além\r\n
      disso, as empresas podem se beneficiar no aumento da produtividade e na melhoria de processos a partir\r\n
      do trabalho dos alunos, na condição de estagiários ou jovens aprendizes. Porém, oportunidades em\r\n
      programas, como estágios e jovens aprendizes, podem estar sendo perdidas porque uma parcela dos\r\n
      empresários, sobretudo no interior dos Estados, desconhece o potencial do IFRN, supõe custos e\r\n
      burocracias inexistentes, dentre outros fatores. Neste trabalho, apresentamos um protótipo de ambiente\r\n
      web responsivo para aproximar empresários e alunos do IFRN, ao oferecer informações diretas sobre os\r\n
      cursos e os programas, e permitir o cruzamento entre oferta e procura na base de dados de oportunidades\r\n
      de estágios e aprendizes. O protótipo usa tecnologias open source e de baixa demanda de recursos\r\n
      computacionais (processamento e memória), favorecendo o acesso ubíquo e responsivo por alunos e\r\n
      empresários, inclusive através dos dispositivos móveis (sobretudo, smartphones). Após os ciclos de\r\n
      prototipação e a disponibilidade do ambiente na web, esperamos aumentar a quantidade de\r\n
      oportunidades de trabalho dos alunos nas empresas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SETOR PRODUTIVO, AMBIENTE WEB RESPONSIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8311_10092018162255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO HERCULANO ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO"
    "autor_email" => "herculano7@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49184
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2719
    "inscrito_id" => 8311
    "titulo" => "UM PROTÓTIPO DE AMBIENTE WEB RESPONSIVO PARA APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM O SETOR PRODUTIVO."
    "resumo" => """
      A aproximação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do\r\n
      Norte (IFRN) com o setor produtivo é fundamental para que os alunos dos cursos técnicos e de\r\n
      tecnologia possam aplicar, na prática, o conteúdo do currículo profissional assimilado nas aulas. Além\r\n
      disso, as empresas podem se beneficiar no aumento da produtividade e na melhoria de processos a partir\r\n
      do trabalho dos alunos, na condição de estagiários ou jovens aprendizes. Porém, oportunidades em\r\n
      programas, como estágios e jovens aprendizes, podem estar sendo perdidas porque uma parcela dos\r\n
      empresários, sobretudo no interior dos Estados, desconhece o potencial do IFRN, supõe custos e\r\n
      burocracias inexistentes, dentre outros fatores. Neste trabalho, apresentamos um protótipo de ambiente\r\n
      web responsivo para aproximar empresários e alunos do IFRN, ao oferecer informações diretas sobre os\r\n
      cursos e os programas, e permitir o cruzamento entre oferta e procura na base de dados de oportunidades\r\n
      de estágios e aprendizes. O protótipo usa tecnologias open source e de baixa demanda de recursos\r\n
      computacionais (processamento e memória), favorecendo o acesso ubíquo e responsivo por alunos e\r\n
      empresários, inclusive através dos dispositivos móveis (sobretudo, smartphones). Após os ciclos de\r\n
      prototipação e a disponibilidade do ambiente na web, esperamos aumentar a quantidade de\r\n
      oportunidades de trabalho dos alunos nas empresas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SETOR PRODUTIVO, AMBIENTE WEB RESPONSIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID8311_10092018162255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO HERCULANO ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO"
    "autor_email" => "herculano7@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A aproximação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com o setor produtivo é fundamental para que os alunos dos cursos técnicos e de tecnologia possam aplicar, na prática, o conteúdo do currículo profissional assimilado nas aulas. Além disso, as empresas podem se beneficiar no aumento da produtividade e na melhoria de processos a partir do trabalho dos alunos, na condição de estagiários ou jovens aprendizes. Porém, oportunidades em programas, como estágios e jovens aprendizes, podem estar sendo perdidas porque uma parcela dos empresários, sobretudo no interior dos Estados, desconhece o potencial do IFRN, supõe custos e burocracias inexistentes, dentre outros fatores. Neste trabalho, apresentamos um protótipo de ambiente web responsivo para aproximar empresários e alunos do IFRN, ao oferecer informações diretas sobre os cursos e os programas, e permitir o cruzamento entre oferta e procura na base de dados de oportunidades de estágios e aprendizes. O protótipo usa tecnologias open source e de baixa demanda de recursos computacionais (processamento e memória), favorecendo o acesso ubíquo e responsivo por alunos e empresários, inclusive através dos dispositivos móveis (sobretudo, smartphones). Após os ciclos de prototipação e a disponibilidade do ambiente na web, esperamos aumentar a quantidade de oportunidades de trabalho dos alunos nas empresas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.