Na Geografia Escolar, o trabalho pedagógico requer atenção e necessita está bem organizado. Para isso é indispensável planejamentos que visem à seleção de conteúdos de ensino, metodologias e a realização da avaliação da aprendizagem por meio de instrumentos avaliativos que influenciem significativamente no interesse em aprender do educando. Dessa forma, o docente deve propor mecanismos que ajudem esse sujeito a assumir posições diante das mais diversas situações sociais. Assim, esse trabalho busca compreender as práticas avaliativas dos professores nas aulas de Geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Senador José Bernardo, localizada na cidade de São João do Sabugi – RN. Em se tratando de percurso metodológico, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental e de campo, através de visitas a instituição e observações das aulas de Geografia. Por meio dos dados coletados, constatou-se que o mais importante durante o processo avaliativo do aluno é que o docente seja capaz de identificar as dificuldades existentes e, através disso, buscar soluções para suprir as necessidades, com o intuito de permitir que o sujeito aprenda e desenvolva seus aspectos cognitivos.