O ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO CRÍTICA E DEFESA DA DEMOCRACIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48058 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1195 "inscrito_id" => 4389 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO CRÍTICA E DEFESA DA DEMOCRACIA" "resumo" => "A democracia representativa liberal, regime político-institucional hegemônico no Ocidente, mostra, historicamente, sua imensa capacidade de limitar aquilo que, à primeira vista, parece ser o seu pressuposto: a participação popular. De tal modo, é premente fazer a discussão crítica da abrangência e das limitações dos modos de operar da democracia. A partir dessa premissa, o objetivo deste trabalho é construir um levantamento histórico e sociológico, tanto das situações de formação e emergência do regime representativo liberal, quanto de sua situação contemporânea, para fornecer elementos críticos para a análise desse arranjo político-institucional. Assim, evoca-se a sociologia – e sua potência crítica –, bem como seu ensino e divulgação como um instrumento de disseminação da reflexão analítico-crítica da situação política/institucional contemporânea, assim como do tensionamento da noção corrente e massificada do termo “democracia”. Tudo isso tendo em vistas a superação de um modelo político restritivo e limitado, buscando, além de sua negação crítica, a construção de uma imaginação política que seja capaz de engendrar uma democracia inclusiva, participativa, direta, igualitária e, em síntese, verdadeiramente democrática. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se situa a partir de uma abordagem bibliográfica, pretendendo estabelecer-se como uma possibilidade não-absoluta de interpretação do objeto abordado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "DEMOCRACIA LIBERAL, ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID4389_02092018194445.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI FREIRE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "YURI" "autor_email" => "yurif.1337@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48058 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1195 "inscrito_id" => 4389 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO CRÍTICA E DEFESA DA DEMOCRACIA" "resumo" => "A democracia representativa liberal, regime político-institucional hegemônico no Ocidente, mostra, historicamente, sua imensa capacidade de limitar aquilo que, à primeira vista, parece ser o seu pressuposto: a participação popular. De tal modo, é premente fazer a discussão crítica da abrangência e das limitações dos modos de operar da democracia. A partir dessa premissa, o objetivo deste trabalho é construir um levantamento histórico e sociológico, tanto das situações de formação e emergência do regime representativo liberal, quanto de sua situação contemporânea, para fornecer elementos críticos para a análise desse arranjo político-institucional. Assim, evoca-se a sociologia – e sua potência crítica –, bem como seu ensino e divulgação como um instrumento de disseminação da reflexão analítico-crítica da situação política/institucional contemporânea, assim como do tensionamento da noção corrente e massificada do termo “democracia”. Tudo isso tendo em vistas a superação de um modelo político restritivo e limitado, buscando, além de sua negação crítica, a construção de uma imaginação política que seja capaz de engendrar uma democracia inclusiva, participativa, direta, igualitária e, em síntese, verdadeiramente democrática. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se situa a partir de uma abordagem bibliográfica, pretendendo estabelecer-se como uma possibilidade não-absoluta de interpretação do objeto abordado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "DEMOCRACIA LIBERAL, ENSINO DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID4389_02092018194445.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI FREIRE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "YURI" "autor_email" => "yurif.1337@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }