A pesquisa terá como objetivo principal analisar a formação de professores a partir da educação a distância, dando destaque para os principais avanços e desafios nesta modalidade de ensino. A metodologia utilizada neste trabalho será a pesquisa bibliográfica, pois a mesma oferece meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente, será utilizados documentos oficiais como a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, além de resoluções e decretos sobre a temática, utilizará ainda autores que debatem sobre o tema como: Pretto (1996), José Manuel Moran (2002), (BRANDÃO, 2006), (FREIRE, 1996) entre outros. Nesta pesquisa estudará o emprego da educação a distância e da tecnologia na formação docente não apenas como uma ferramenta, mas, sim, como um meio eficaz, real e necessário para a construção do ensino e aprendizagem pós–modernos, sem, contudo, desconsiderar as limitações desta modalidade educacional, busca ainda repensar a formação do professor que atua ou que venha a atuar na educação a distância. Espera-se com o resultado deste trabalho oferecer aporte teórico aos professores que atuam na modalidade de Educação a Distância.