Tornou-se muito comum nos dias de hoje a utilização das tecnologias da informação e comunicação na contribuição para a prática educativa em qualquer nível de ensino. Entretanto, ela impõe modificações nos métodos de trabalho dos professores, gerando mudanças no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte das práxis educativas relativas ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professor-tecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar numa intervenção didática como uma simulação computacional interativa pode ajudar o ensino de conteúdos de óptica geométrica, especificamente, para o estudo de espelhos e lentes, podendo ser usado em todos os níveis de ensino. A intervenção didática foi uma proposta no decorrer dos estudos de uma das disciplinas da grade curricular do curso de licenciatura em física do instituto federal da Paraíba, na cidade de Campina Grande, onde se vincula o auxílio de novas tecnologias para contribuir no ensino de física. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso do software Modellus X, como ferramenta na realização da simulação computacional interativa, que tem como grande diferencial e também vantagem a sua fácil utilização, pois diferente de outros softwares, o Modellus X não requer que o utilizador conheça previamente nenhuma linguagem de programação, pois utiliza a modelagem matemática como sua linguagem. Os resultados obtidos mostraram que podemos sim usar as simulações computacionais, em todas as áreas do conhecimento da física, como uma boa forma de expor seus conteúdos. Assim, a utilização de uma simulação computacional pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, no entanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada.