o presente artigo tem como objetivo enfatizar o dilema da Gestão Escolar na construção do conhecimento referente a transformação de informações em conhecimentos. Essa realidade nos dias atuais tem ganhado espaço nas escolas públicas, pois trata-se de uma necessidade da escola passar do estágio programático para uma postura dialógica. Desse modo, a gestão escolar terá o papel de formar professores reflexivos para que em salas de aula se desenvolvam projetos de um ensino moderno o qual será uma prática constante de ação-reflexão-ação considerando novos saberes. Nesse sentido, este artigo faz um diálogo de teorias que orientam transformar informações em conhecimentos e apontando as possibilidades das aprendizagens na sociedade pós-moderna no âmbito da educação; refletindo a gestão do conhecimento exigida no ato do educar no século XXI. A partir da competência como habilidade intelectual capaz de ser aplicada em diversas atividades se propicia uma gestão de ensino para confrontar o desafio; transformar informação em formação. E para desencadear a descrição do trabalho foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa iniciando um estudo bibliográfico em várias fontes de pesquisas como ANTUNES (2010); BAGNO (2010); FREIRE (1996); MORIN (2002); PERRENOUD (2010) e outros. Ainda, foi realizada informalmente observações sobre o papel dos gestores escolares de escolas públicas. Desse modo, a contribuição da pesquisa será vista como as reflexões inspiradoras de um olhar holístico do papel da gestão na escola e considerando a realidade de gestores, professores e alunos.