O estágio supervisionado é uma fase bastante importante para o futuro docente, já que, muitas vezes trata-se do primeiro contato como professor na sala de aula e toda a sua extensão. O papel do professor é agir como mediador do processo de ensino-aprendizagem, bem como, buscar metodologias que facilitem a compreensão dos conteúdos pelos alunos, bem como, proporcionar que eles interliguem tais conteúdos com o seu cotidiano, dando mais significado a aprendizagem. Com isso, o objetivo desse trabalho foi analisar a importância do uso da contextualização e da interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Biologia e sua implicação para o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido na Rede Estadual de Ensino de Recife-PE, e consistiu em analisar o uso e implicação da contextualização e da interdisciplinaridade nas aulas ministradas pelo professor tutor do estágio e do próprio estagiário. A contextualização e interdisciplinaridade esteve presente em todas as aulas observadas e ministradas, sendo considerada como uma metodologia fundamental para a construção do conhecimento, já que os alunos demonstraram mais interesse, participaram mais das discussões levantadas em sala e por apresentarem um bom desempenho nas atividades avaliativas propostas. Conclui-se que, o uso da contextualização e da interdisciplinaridade no ensino de Ciências e Biologia é bastante eficiente, contribuindo positivamente para uma aprendizagem significativa.