Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO DESENHO COMO OBJETO CONTRIBUIDOR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DUAS ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: DESENHO, SÍNDROME DE DOWN, EDUCAÇÃO ESPECIAL Pôster (PO) GT 10. Educação Especial
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      A escola por ser um ambiente social relevante, abrange para uma diversidade de alunos com características específicas convenientes a diversos públicos educacionais. Mediante a isso é necessário obter-se uma variedade de métodos e práticas, que se tornem acessíveis aos diferentes grupos de alunos que fazem parte do ambiente escolar.\r\n
      O assunto abordado neste trabalho vem tratar de uma síndrome causada por uma anomalia genética de cromossomos extras que influenciam no desenvolvimento completo de uma criança. Por conta disso é importante pensar em facilitar o processo de aprendizagem destes alunos que adentram o primeiro nível da educação básica, que é a educação infantil.\r\n
      Sabe-se que a partir do desenho a criança estabelece um diálogo, uma conversa, demonstra o que está sentindo, desenvolve sua imaginação, seu pensamento. Para o estudante com Síndrome de Down não é diferente. O desenho surge como uma possibilidade para desenvolver estas caraterísticas e muito mais, além disso. O estudante com Down na educação infantil não possui uma coordenação cem por cento desenvolvidas, por meio do desenho na educação infantil, partindo de uma perspectiva que seja possível estes estudantes possam conhecer as letras rabiscando, reconhecer os numerais riscando e desenhando da sua forma, ler o mundo a partir das suas criações em forma de ricos e rabiscos.\r\n
      Ao se tratar do processo de aprendizagem é válido levar em consideração que há diversos caminhos utilizados para auxiliar este atraso no processo educacional de estudantes com Síndrome de Down, já que as capacidades cognitivas são menores, uma vez que a síndrome abala o sistema nervoso apresentando anormalidades estruturais e funcionais. Para tanto, este projeto tem finalidade analisar como o desenho pode facilitar o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down na educação infantil.\r\n
      Na Educação Infantil há muitas possibilidades para trabalhar com este público. Dentre as possibilidades surge o desenho a fim de contribuir, auxiliar e facilitar este processo, especificamente aos ricos e rabiscos produzidos por estudantes com Síndrome de Down estabelecidos a partir da criação do desenho para efetivação do aprendizado.\r\n
      A ação de desenhar influencia em várias áreas da aprendizagem de estudantes da Educação Infantil, tais como, na própria interação do estudante em sala de aula na participação dos momentos junto aos professores e colegas, também no desenvolvimento motor, na efetivação de atividades que propicie a imaginação, a criatividade.\r\n
      Assim, ver o desenho como objeto facilitador da aprendizagem é reconhecer o real significado da prática da imaginação, da criatividade, do novo, de forma que isso venha influenciar positivamente no desenvolvimento de capacidades restritas que, no entanto, com este novo método se torna algo possível e eficaz para a aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down na educação infantil.\r\n
      Este estudo será de grande importância, pois será uma nova proposta para trabalhar com estudantes com alguma deficiência. A maior motivação desta pesquisa é uma questão pessoal, onde o convívio com estudantes com Síndrome de Down na Educação Infantil fez com que surgisse uma perspectiva inovadora acerca da aprendizagem destes estudantes. Mediante isso, o desenho inicia-se com pequenos riscos e rabiscos.
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      O assunto abordado neste trabalho vem tratar de uma síndrome causada por uma anomalia genética de cromossomos extras que influenciam no desenvolvimento completo de uma criança. Por conta disso é importante pensar em facilitar o processo de aprendizagem destes alunos que adentram o primeiro nível da educação básica, que é a educação infantil.\r\n
      Sabe-se que a partir do desenho a criança estabelece um diálogo, uma conversa, demonstra o que está sentindo, desenvolve sua imaginação, seu pensamento. Para o estudante com Síndrome de Down não é diferente. O desenho surge como uma possibilidade para desenvolver estas caraterísticas e muito mais, além disso. O estudante com Down na educação infantil não possui uma coordenação cem por cento desenvolvidas, por meio do desenho na educação infantil, partindo de uma perspectiva que seja possível estes estudantes possam conhecer as letras rabiscando, reconhecer os numerais riscando e desenhando da sua forma, ler o mundo a partir das suas criações em forma de ricos e rabiscos.\r\n
      Ao se tratar do processo de aprendizagem é válido levar em consideração que há diversos caminhos utilizados para auxiliar este atraso no processo educacional de estudantes com Síndrome de Down, já que as capacidades cognitivas são menores, uma vez que a síndrome abala o sistema nervoso apresentando anormalidades estruturais e funcionais. Para tanto, este projeto tem finalidade analisar como o desenho pode facilitar o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down na educação infantil.\r\n
      Na Educação Infantil há muitas possibilidades para trabalhar com este público. Dentre as possibilidades surge o desenho a fim de contribuir, auxiliar e facilitar este processo, especificamente aos ricos e rabiscos produzidos por estudantes com Síndrome de Down estabelecidos a partir da criação do desenho para efetivação do aprendizado.\r\n
      A ação de desenhar influencia em várias áreas da aprendizagem de estudantes da Educação Infantil, tais como, na própria interação do estudante em sala de aula na participação dos momentos junto aos professores e colegas, também no desenvolvimento motor, na efetivação de atividades que propicie a imaginação, a criatividade.\r\n
      Assim, ver o desenho como objeto facilitador da aprendizagem é reconhecer o real significado da prática da imaginação, da criatividade, do novo, de forma que isso venha influenciar positivamente no desenvolvimento de capacidades restritas que, no entanto, com este novo método se torna algo possível e eficaz para a aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down na educação infantil.\r\n
      Este estudo será de grande importância, pois será uma nova proposta para trabalhar com estudantes com alguma deficiência. A maior motivação desta pesquisa é uma questão pessoal, onde o convívio com estudantes com Síndrome de Down na Educação Infantil fez com que surgisse uma perspectiva inovadora acerca da aprendizagem destes estudantes. Mediante isso, o desenho inicia-se com pequenos riscos e rabiscos.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A escola por ser um ambiente social relevante, abrange para uma diversidade de alunos com características específicas convenientes a diversos públicos educacionais. Mediante a isso é necessário obter-se uma variedade de métodos e práticas, que se tornem acessíveis aos diferentes grupos de alunos que fazem parte do ambiente escolar. O assunto abordado neste trabalho vem tratar de uma síndrome causada por uma anomalia genética de cromossomos extras que influenciam no desenvolvimento completo de uma criança. Por conta disso é importante pensar em facilitar o processo de aprendizagem destes alunos que adentram o primeiro nível da educação básica, que é a educação infantil. Sabe-se que a partir do desenho a criança estabelece um diálogo, uma conversa, demonstra o que está sentindo, desenvolve sua imaginação, seu pensamento. Para o estudante com Síndrome de Down não é diferente. O desenho surge como uma possibilidade para desenvolver estas caraterísticas e muito mais, além disso. O estudante com Down na educação infantil não possui uma coordenação cem por cento desenvolvidas, por meio do desenho na educação infantil, partindo de uma perspectiva que seja possível estes estudantes possam conhecer as letras rabiscando, reconhecer os numerais riscando e desenhando da sua forma, ler o mundo a partir das suas criações em forma de ricos e rabiscos. Ao se tratar do processo de aprendizagem é válido levar em consideração que há diversos caminhos utilizados para auxiliar este atraso no processo educacional de estudantes com Síndrome de Down, já que as capacidades cognitivas são menores, uma vez que a síndrome abala o sistema nervoso apresentando anormalidades estruturais e funcionais. Para tanto, este projeto tem finalidade analisar como o desenho pode facilitar o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down na educação infantil. Na Educação Infantil há muitas possibilidades para trabalhar com este público. Dentre as possibilidades surge o desenho a fim de contribuir, auxiliar e facilitar este processo, especificamente aos ricos e rabiscos produzidos por estudantes com Síndrome de Down estabelecidos a partir da criação do desenho para efetivação do aprendizado. A ação de desenhar influencia em várias áreas da aprendizagem de estudantes da Educação Infantil, tais como, na própria interação do estudante em sala de aula na participação dos momentos junto aos professores e colegas, também no desenvolvimento motor, na efetivação de atividades que propicie a imaginação, a criatividade. Assim, ver o desenho como objeto facilitador da aprendizagem é reconhecer o real significado da prática da imaginação, da criatividade, do novo, de forma que isso venha influenciar positivamente no desenvolvimento de capacidades restritas que, no entanto, com este novo método se torna algo possível e eficaz para a aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down na educação infantil. Este estudo será de grande importância, pois será uma nova proposta para trabalhar com estudantes com alguma deficiência. A maior motivação desta pesquisa é uma questão pessoal, onde o convívio com estudantes com Síndrome de Down na Educação Infantil fez com que surgisse uma perspectiva inovadora acerca da aprendizagem destes estudantes. Mediante isso, o desenho inicia-se com pequenos riscos e rabiscos.

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