MESQUITA, Patricia Leandro et al.. Discalculia na formação de professores. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46985>. Acesso em: 02/11/2024 19:03
Em nosso dia a dia percebemos o quanto as pessoas têm dificuldade com a matemática, mas algumas pessoas têm mais dificuldade do que o habitual e é sobre este excesso de dificuldade que discutiremos nesta pesquisa. A Discalculia vai além desta dificuldade citada, ela é um transtorno específico de aprendizagem da matemática. Segundo as literaturas estudadas, a Discalculia é causada por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência. Os objetivos deste trabalho são compreender o conceito de Discalculia, conhecer as causas e os tipos desse transtorno e mostrar a importância do diagnóstico, cargo encarregado principalmente a professores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreender os conceitos que envolvem a Discalculia. A conclusão do trabalho se dá com a orientação tanto para os pais como para os professores apresentando metodologias adequadas para trabalhar com crianças que possuem o transtorno.