Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPENDIO DE PHILOSOPHIA MORAL (1873) DE JÚLIO CEZAR LEAL: O MÉTODO DIALOGÍSTICO COMO DEFINIDOR DO PAPEL DOCENTE E FORMAÇÃO DISCENTE

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O referido estudo apresenta parte da pesquisa intitulada Recuperação do acervo bibliográfico de docentes alagoanos (1840-1960), vinculado a Universidade Federal de Alagoas, particularizando uma reflexão acerca do Compendio de Philosophia Moral do lente e bacharel baiano Júlio Cezar Leal (1837-1897) publicado no ano de 1873 na capital da província Maceió. O manual de ensino foi adaptado, como consta na capa, ao estudo nas aulas secundárias e leitura nas escolas primárias do Império. O compêndio contém 67 páginas, dividido em 11 capítulos que versam sobre temas da disciplina da Moral no campo da Filosofia. Dentre os temas têm-se: dever, direito, ordem, consciência, lei, alma, desejos dentre outros. Assim, o compêndio tinha como escopo se tornar um definidor da aprendizagem discente e docente a partir do uso do método dialogístico. Com efeito, a intenção seria incutir na consciência dos alunos um espírito que se submete a moral e ética como princípio da boa moralidade; por outro lado, para o docente, a este competiria direcionar o aprendizado do discípulo com base nas prescrições e definições contidas no compêndio.

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