Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE SITUAÇÕES DE RELAÇÃO QUATERNÁRIA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO.

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, CAMPOS CONCEITUAIS, ANÁLISE DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49159
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4525
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE SITUAÇÕES DE RELAÇÃO QUATERNÁRIA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "O estudo objetivou analisar os problemas de Estrutura Multiplicativa com ênfase na Relação Quaternária, identificados em livros didáticos da Alfabetização Matemática especificamente no 1º, 2º e  3º ano do Ensino Fundamental, mais adotados nas escolas públicas da Mata Norte de Pernambuco, sendo fundamentado na  Teoria dos Campos Conceituais, essa teoria se caracteriza como sendo uma teoria cognitiva pós-construtivista, que traz em si uma perspectiva de desenvolvimento, além de que ela fornece elementos para a análise das dificuldades e crescimentos dos estudantes, sendo assim uma ferramenta poderosa para a composição das situações,  com o apoio do esquema  elaborado por Magina, Santos e Merline(2010) . Vale ressaltar que nem todas as situações, no contexto matemático, com as quais nos deparamos na resolução de problemas são solucionadas de uma mesma maneira. Muitas vezes é preciso buscar por estratégias que envolvam saberes não só algorítmicos, mas também a compreensão conceitual da situação vivenciada. Por tanto, é preciso que o professor, no trabalho escolar com os estudantes, busque compreender as formas de resolução empregadas por eles para que possa ajudá-los na superação de suas dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CAMPOS CONCEITUAIS, ANÁLISE DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID259_17092018225610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIAN TAMIRES SANTANA MELO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIAN TAMIRES"
    "autor_email" => "vivian.t018@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49159
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4525
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE SITUAÇÕES DE RELAÇÃO QUATERNÁRIA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "O estudo objetivou analisar os problemas de Estrutura Multiplicativa com ênfase na Relação Quaternária, identificados em livros didáticos da Alfabetização Matemática especificamente no 1º, 2º e  3º ano do Ensino Fundamental, mais adotados nas escolas públicas da Mata Norte de Pernambuco, sendo fundamentado na  Teoria dos Campos Conceituais, essa teoria se caracteriza como sendo uma teoria cognitiva pós-construtivista, que traz em si uma perspectiva de desenvolvimento, além de que ela fornece elementos para a análise das dificuldades e crescimentos dos estudantes, sendo assim uma ferramenta poderosa para a composição das situações,  com o apoio do esquema  elaborado por Magina, Santos e Merline(2010) . Vale ressaltar que nem todas as situações, no contexto matemático, com as quais nos deparamos na resolução de problemas são solucionadas de uma mesma maneira. Muitas vezes é preciso buscar por estratégias que envolvam saberes não só algorítmicos, mas também a compreensão conceitual da situação vivenciada. Por tanto, é preciso que o professor, no trabalho escolar com os estudantes, busque compreender as formas de resolução empregadas por eles para que possa ajudá-los na superação de suas dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CAMPOS CONCEITUAIS, ANÁLISE DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID259_17092018225610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIAN TAMIRES SANTANA MELO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIAN TAMIRES"
    "autor_email" => "vivian.t018@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo objetivou analisar os problemas de Estrutura Multiplicativa com ênfase na Relação Quaternária, identificados em livros didáticos da Alfabetização Matemática especificamente no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, mais adotados nas escolas públicas da Mata Norte de Pernambuco, sendo fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, essa teoria se caracteriza como sendo uma teoria cognitiva pós-construtivista, que traz em si uma perspectiva de desenvolvimento, além de que ela fornece elementos para a análise das dificuldades e crescimentos dos estudantes, sendo assim uma ferramenta poderosa para a composição das situações, com o apoio do esquema elaborado por Magina, Santos e Merline(2010) . Vale ressaltar que nem todas as situações, no contexto matemático, com as quais nos deparamos na resolução de problemas são solucionadas de uma mesma maneira. Muitas vezes é preciso buscar por estratégias que envolvam saberes não só algorítmicos, mas também a compreensão conceitual da situação vivenciada. Por tanto, é preciso que o professor, no trabalho escolar com os estudantes, busque compreender as formas de resolução empregadas por eles para que possa ajudá-los na superação de suas dificuldades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.