O estudo objetivou analisar os problemas de Estrutura Multiplicativa com ênfase na Relação Quaternária, identificados em livros didáticos da Alfabetização Matemática especificamente no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, mais adotados nas escolas públicas da Mata Norte de Pernambuco, sendo fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, essa teoria se caracteriza como sendo uma teoria cognitiva pós-construtivista, que traz em si uma perspectiva de desenvolvimento, além de que ela fornece elementos para a análise das dificuldades e crescimentos dos estudantes, sendo assim uma ferramenta poderosa para a composição das situações, com o apoio do esquema elaborado por Magina, Santos e Merline(2010) . Vale ressaltar que nem todas as situações, no contexto matemático, com as quais nos deparamos na resolução de problemas são solucionadas de uma mesma maneira. Muitas vezes é preciso buscar por estratégias que envolvam saberes não só algorítmicos, mas também a compreensão conceitual da situação vivenciada. Por tanto, é preciso que o professor, no trabalho escolar com os estudantes, busque compreender as formas de resolução empregadas por eles para que possa ajudá-los na superação de suas dificuldades.