Assim como acontece em outras ciências exatas, o ensino de química ainda tem gerado entre os estudantes uma sensação de desconforto em função das dificuldades de compreensão, abstração e construção do conhecimento inerentes processo de aprendizagem. Os processos de oxidação e redução são comumente considerados como
de difícil compreensão por parte dos alunos de ensino médio, mesmo estes processos sendo bastante comuns no nosso cotidiano. Os professores percebem as reações de Oxirredução como um dos tópicos da química mais difíceis de ensinar e os alunos emaprender. Diante desse contexto, algumas estratégias metodológicas de ensino diferenciadas vêm sendo desenvolvidas por professores, pois acreditam que mediante a mudança de suas práticas pedagógicas, podem promover uma melhor aprendizagem dos alunos. Uma das estratégias desenvolvidas tem sido a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Constitui-se em um método inovador no qual os alunos trabalham
com o objetivo de solucionar um problema, seja simulado ou a partir de um contexto real. Nesse método, o foco está no aluno, o qual deixa o papel de receptor do conhecimento e passa a ser protagonista de seu próprio aprendizado. Diante da importância dos processos de Oxidação e redução para o ensino de diversas reações químicas e das dificuldades para compreensão dos mesmos, o presente trabalho é resultado da realização de uma atividade de caráter investigativo e experimental tendo como estratégia a Aprendizagem Baseada em Problemas, durante o Estágio Supervisionado do curso de Química Licenciatura/UFAL/Arapiraca, com o objetivo de analisar as possíveis contribuições da mesma para o ensino de oxirredução.